quinta-feira, 31 de outubro de 2019

É só o serviço suficiente para uma boa vida humana?

Resumo do discurso divino
Muddenahalli, 17/10/2019

É só o serviço suficiente para uma boa vida humana?

Os nossos jovens devem estar na melhor das categorias, na classe mais alta de pessoas que não só pensam em si mesmas e pela sua família e relações, mas que realmente consideram o bem-estar de toda a humanidade, de toda a criação. Pensamentos nobres não são suficientes; a capacidade para realizar esses pensamentos também é importante. Por isso, os nossos meninos deveriam ser a combinação de tais nobres intenções e de ações muito construtivas e cheias de propósito. Toda esta educação é destinada a preparar as suas mentes e as suas mãos para poder cumprir com as suas nobres intenções. Muito depois de todos nos termos ido, estas instituições funcionarão pela eternidade, perpetuamente porque os nossos alunos estarão à altura das circunstâncias e tomam a responsabilidade por elas.

Vamos projetar o nosso próprio programa especial de cirurgia cardíaca pediátrica e outras ciências relacionadas, um programa integrado cardíaco pediátrico, no nosso próprio hospital. Inclui cirurgia cardíaca, Cardiologia, anestesia e cuidados intensivos; quatro especialidades estarão presentes no programa de atendimento cardíaco pediátrica dnb. E o nosso programa oferecerá aos nossos jovens a oportunidade de continuar a estudar em qualquer destas quatro áreas, completar o seu curso e ser especialistas reconhecidos em atenção cardiológica pediátrica, fazer parte destes hospitais e hospitais no estrangeiro. E poder fazer muito bem pelo mundo. Para aqueles que estejam interessados na atenção de enfermagem, temos licenciatura e dominio em enfermagem, ambas em Cardiologia Pediátrica; poderão dispor delas em nossos próprios hospitais. A ideia é que aproveitem esta oportunidade, a aproveitem bem e, uma vez que estejam capacitados, possam ajudar os outros a fazê-lo. "só para mim, para mim, para mim mesmo". isso é um sentimento animal. Pensar em si mesmo e na família é um sentimento humano ordinário. Pensar em cada um como nosso e trabalhar pelo seu bem-estar, a sua felicidade é 'um sentimento divino. Eles devem desenvolver sentimentos divinos. Esse deve ser o nosso objetivo.

Sadhana e seva (prática espiritual e serviço) são muito importantes para uma boa vida humana. Algumas pessoas pensam que se fizermos seva, isso é o suficiente, que em si mesmo é sadhana. Isto não está certo. Seva sem sadhana é cego, não sabe o que faz, ahamkara surgirá, mamakara (ego e apegos) virá desse seva. Semelhantes, fazendo sadhana mas sem fazer nenhum seva, não chegarão ao seu destino. Por conseguinte, tanto sadhana como seva são importantes para o pessoal, para estes moradores do ashram, para todas as pessoas - voluntários e estudantes. Todo mundo deve participar tanto nas orações como na sadhana e no seva em sua vida diária. Façam o que fizerem, se não é apoiado pela sadhana, se não estiver purificado pela prática espiritual, esse serviço torna-se um motivo para a própria obstrução, o ego, os apegos, a raiva, a frustração, as desilusões. Tudo isso vem do serviço também se não for sustentado pela sadhana.

Fonte: sai vrinda

Nota: esta é uma tradução provisória realizada por devotos voluntários, como serviço de divulgação. As traduções oficiais são feitas em seu devido tempo pela editora premamruta prakashana, da Muddenahalli

quarta-feira, 30 de outubro de 2019

Se você se senta e pensa em Deus, entende a mensagem de Deus e a aprecia, é por causa dos muitos nascimentos com os quais você esteve associado a Ele



Saiba que o Senhor não é dado a todos. Existem milhares, milhões e bilhões de seres, mas nem todos podem repentinamente começar a pensar em Deus, porque seus samskaras e vasanas não o permitirão, a menos que você tenha praticado pensar em Deus por muitos e muitos nascimentos. Se você se senta e pensa em Deus, entende a mensagem de Deus e a aprecia, é por causa dos muitos nascimentos com os quais você esteve associado a Ele.

Pensar em Deus não começa automaticamente para qualquer pessoa a qualquer momento. Se você se lembrar por um momento, do que fez no passado e do quanto trabalhou para estar com Deus, não perderia um segundo. Dhruva, que alcançou o nível mais alto, tornou-se a estrela polar, Dhruva Nakshatra. Dhruvaloka, onde reside, é um dos mais altos. Foi então perguntado: "Como um menino de cinco anos alcançou Deus quando os rishis, que penitenciaram por milhares de anos, não foram capazes?"

Narada então mostrou uma visão de como Dhruva havia feito penitência por muitos e muitos nascimentos, deixando-o com apenas uma pequena quantidade de esforço durante seu último nascimento de cinco anos, onde alcançou a maior sabedoria.

Discurso Divino em Ottawa, Canadá - 9 de junho de 2017



sexta-feira, 25 de outubro de 2019

"A expansão de nossa missão não se deve às nossas capacidades ou disponibilidade. Deve-se à nossa obediência implícita às instruções de Swami.

6° Aniversário do programa Fortalecendo a Nação através da Nutrição - Programa do Desjejum Sri Sathya Sai Annapoorna (29 de dezembro de 2018).
Por Sri Madhusudan Naidu

"A expansão de nossa missão não se deve às nossas capacidades ou disponibilidade. Deve-se à nossa obediência implícita às instruções de Swami."
-----------

O que faz Annapoorna (Distribuição do desjejum nas escolas) funcionar é a OBEDIÊNCIA IMPLÍCITA às ordens de Swami! Swami dá muitas instruções para muitas pessoas. Testemunho em primeira mão e inclusive sou o portador dessas instruções na maioria das vezes. Mas eu também sou o observador do que as pessoas fazem com essas instruções.
 Muitas vezes, elas as deturpam; E torcem para que caibam em sua conveniência. Outras vezes simplesmente mudam completamente e fazem outra coisa, tentando dizer: “ Isso, é isso que Swami "quis dizer"! E, às vezes,  simplesmente ignoram dizendo: “ Eu não acho que Swami me disse isso. Swami deve ter dito à outra pessoa !! Elas simplesmente ignoram, porque é muito inconveniente agir segundo o pedido de Swami.

Mas este é um grupo de devotos e voluntários comprometidos com o programa Annapoorna que obedeceram implicitamente às instruções de Swami à risca; Sem distorções, mudanças, complementações, diminuição de fatos e indicações, seguindo exatamente o que Swami diz!
E, às vezes, isto é muito intimidador. É uma tarefa difícil.
Swami vem com uma meta muito maior que no ano anterior, e embora vocês não saibam como farão isso, avançam. E é disso que Swami gosta tanto nesse grupo.  Vocês simplesmente, cegamente, fiel e lealmente cumprem o que Swami diz. Não mudam nada. Estou falando em nome de Swami e quando ouço essas instruções, fico surpreso! Dar alimento para 500.000 crianças para o aniversário de 95 anos! 500.000 crianças será suficiente, diz Swami...Mas sair e alcançar tantos é uma tarefa difícil! Mas se Ele diz, nosso pessoal está lá para fazer o que é pedido. Todos simplesmente aceitam. E vocês estão vendo como o movimento está crescendo.

A expansão de nossa missão não se deve às nossas capacidades, nem à nossa disponibilidade. Mais do que tudo, resulta de nossa obediência implícita às instruções de Swami. É isso que faz as coisas acontecerem como estão acontecendo: em todos os campos, seja educação, saúde ou nutrição.

Antes de tudo, queria felicitar todos vocês por serem servidores e seguidores tão incríveis de Swami . E realmente, Swami quer fazer muito mais pelo mundo. Mas existe uma regra. Ele é um árbitro, um supervisor, é um guia. Ele não pode entrar no jogo. Ele não pode começar a bater por nós, ele não pode começar a tocar por nós, etc... Como Krishna, Ele será o cocheiro, Ele será o guia. Ele será o companheiro constante. No entanto, o fazer está em nossas mãos. E é isso o que dizemos: as limitações são aquelas que aparecem nas situações em que Ele pessoalmente não se envolve e faz as coisas, mas que serão feitas através de Seus seguidores obedientes. Portanto, quanto mais seguimos, mais ele pode fazer.
 Ele nunca nos fez ter que lamentar. Nos últimos seis anos, nunca aconteceu que tenhamos que ter vergonha, nos sentir humilhados por termos de ter de alcançar mais do que podíamos. Swami sempre nos levoua o que queria que alcançássemos sem perder um único objetivo ou instrução. Ele faz isso acontecer. Mas, por um lado, é a Sua vontade e, por outro, é a obediência implícita ao Seu mandato, que é a coisa mais surpreendente no grupo de pessoas Annapoorna. Isso me faz sentir tão feliz.

Que mais posso dizer? Swami está muito feliz com esse grupo e sempre os elogia. Ele diz que não os ajuda diretamente. Claro, Ele tem milhares de mãos e por isto faz o que faz, que não é da maneira como ele cuida da educação ou do Medical Trust, com Sua participação direta; Obviamente, aqui é muito maior em tamanho e a intensidade é muito maior. Suas mãos invisíveis estão sempre lá. Mas isso se deve inteiramente aos voluntários que aceitaram tudo isto como um desafio, como uma tarefa, como uma ordem, como uma benção, como um prasadam (alimento consagrado) para fazer o que Swami deseja que eles façam. E estamos vendo que essa transformação ocorre em toda parte.

Vocês não precisam ir ao Himalaia, viver em uma caverna por anos, jejuar, ficar de pé com uma perna! Venham, alimente as crianças com o café da manhã e vocês poderão fazer Deus feliz.
Vocês não podem ter Deus de forma mais fácil do que esta! Não pode haver maneira mais simples do que esta para agradar a Deus nesta Era. Swami é Sulabhaprasannaya! (Fácil de agradar). Penso que esta é a a bênção que nos foi apresentada. De alguma forma, de todas as pessoas, Ele nos escolheu para nos dar a tarefa mais simples de agradá-lo. Ao cuidarmos dessas crianças, Ele fica tão feliz. E quando Ele está feliz, Ele cuida de tudo em nossas vidas. Ele não quer que nos preocupemos com nada. Antes de perguntarmos, está feito ...


Fonte: Sri Sathya Sai Vrinda



segunda-feira, 21 de outubro de 2019

Estou lhe dando um aviso.

Discurso Divino, 20 de outubro de 2019 | Satsang em Premamrutham, Muddenahalli


“Chegará o tempo em que verdadeiros iogues, aspirantes e sadhakas descerão nesta terra (Muddenahalli). Você verá um mar de laranja em todos os lugares. Eles virão até aqui para ver este lugar, experimentar, realizar sadhana. ”
----------------
Quando entrei em Sri Sathya Sai Premamrutham (Auditório), vi que todos os alunos haviam ido de férias. Apenas alguns residentes e devotos do ashram estão aqui. Então, por um momento, fechei meus olhos e vi o futuro. E vi de repente que havia pessoas até a estrada principal. Em todo lugar há pessoas. E para lhe dizer,isso  não é muito longe no futuro! 
Esta é a sua oportunidade. É por isso que continuo repetindo que este é o melhor momento, lugar e situação, porque chegará um momento em que verdadeiros iogues, aspirantes e sadhakas descerão nesta terra (Muddenahalli). Você verá um mar de laranja em todos os lugares. Eles virão até aqui para ver este lugar, experimentar, realizar sadhana. E antes que esse tempo aconteça, é o seu momento em que você pode aproveitar ao máximo a oportunidade.

Se houver dez alunos na turma, o professor presta mais atenção. Imagine se houver dez mil estudantes? É impossível chamar a atenção do professor. Imagine se houver um lakh ( milhão) de estudantes? Impossível até ver o professor! É assim que vai acontecer. Estou lhe dando um aviso. Eu sou um bom professor. Eu sempre digo como será o seu exame. Portanto, prepare-se melhor. Você não encontrará proximidade física. Isso reduzirá gradualmente.

Quando uma flor desabrocha, as abelhas ficam sabendo. Se é uma flor cheia de néctar, você não precisa enviar convite para abelhas! Eles conhecerão onde quer que estejam. Se você colocar um doce de açúcar no chão e dormir, na manhã seguinte verá muitas formigas. Da mesma forma, as pessoas virão de todas as direções. Eles virão caminhando; eles virão de veículos com rodas e veículos com asas! De todas as formas possíveis, eles chegarão e chegarão a este lugar. Esse dia está chegando e não é muito longe! Em suas vidas, você verá. É por isso que este é o melhor momento para aproveitar essa oportunidade quando você recebe muita orientação, proximidade e interação. Uma vez perdido, é muito difícil recuperá-lo.

Hoje, vocês podem ser apenas um punhado. Mas amanhã será muito maior. Não que eu precise ou queira que seja maior. Isso acontecerá porque é natural que isso aconteça. Como você deseja que isso não aconteça? O ímã divino atrairá os buscadores para si. Todos eles gostariam de ver como o homem se transforma em Divino; como o Avatar funciona. Todos eles leram as escrituras. Eles sabem disso, mas não testemunharam. As pessoas virão para testemunhar isso. Isso vai acontecer muito em breve. Esteja atento, consciente do fato de que esse dia está chegando e não está muito longe no futuro. Antes disso, esta é sua oportunidade, sua chance de permitir que Swami o transforme em Divino; se renda e esteja  disponível. Essa é a qualificação simples. E Deus pode fazer o que Ele quiser através de você. Ele saberá o melhor caminho para você chegar ao seu destino, pois conhece o seu passado, presente e futuro.

- Sadhguru Madhusudan Sai, Sunday Satsang (20 de outubro de 2019), Sri Sathya Sai Premamrutham, Muddenahalli


segunda-feira, 14 de outubro de 2019

Deus canta seu nome!

VISÃO INTERNA
Por Sri Madhusudan Sai

Deus canta seu nome

Lembramo-nos de Deus, mas como fazemos para Deus se lembrar de nós? Se você já teve essa pergunta, essa resposta é para você.

Enquanto falava com os voluntários do Seva, Swami disse:
 “Quando você se torna um servo de Deus mais do que se lembrar de Deus, é Deus quem se lembra de você. Ele continua chamando você para servi-Lo e, portanto, é Deus quem canta seu nome, em vez de você cantar o nome de Deus. "

Bem, agora você sabe, se você quer estar no topo da mente de Deus e quer que Deus se lembre do seu nome, torne-se um servo de Deus.



sábado, 12 de outubro de 2019

Todas as bolhas devem estourar

VISÃO INTERNA

Por Sri Madhusudan Naidu

Todas as bolhas devem estourar

Algum tempo atrás, quando eu estava cantando o Ganesh Atharva Sheersham, um hino em louvor ao Senhor Ganesha, como parte de meus rituais diários, Swami me censurou por cantar mecânicamente como um papagaio, concentrando-se nos mantras.

 "Sinto muito Swami, mas eu queria saber se você estava aqui, e também  por que não posso tocar e sentir você", expliquei-lhe a causa da minha distração.

"Porque eu não sou físico." Respondeu-me.

"Swami então me leve  com você, para o outro mundo em que você está", eu Lhe pedi.

"Oh, este mundo é muito diferente desse", Swami  me respondeu!

"Este é 'Mrutyu Loka', mas onde estou é 'Amrutyu Loka'. Não há conceito de tempo e espaço como aqui. Ninguém envelhece ou morre. A morte está apenas aqui, então o nome 'Mrutyu Loka'. Você pode pensar em esse mundo como o lar, e este aqui como a escola onde se aprende e depois volta para casa. A lição final que todos devem aprender é: 'Eu sou divino'.
Quando essa lição é aprendida, os dois mundos desaparecem. como os reflexos em uma bolha que deixam de existir  quando explode. Nada resta depois disso. "

"Quanto tempo levaria para essa bolha estourar Swami?" Eu perguntei apontando para mim. Eu estava curioso.

"Desde que você não termine seus estudos. Alguns se formam mais cedo, outros mais tarde, mas todos devem se formar. Todas as bolhas devem estourar um dia", respondeu Ele.