por Sadguru Sri Madhusudan Sai
Muddenahalli, 24/02/2020
Tive uma reunião com um grande grupo de diferentes diretores de nossas instituições sobre como podemos mudar o sistema educacional atual de tão rígido e academicamente opressor para um sistema que é flexível, criativo e aberto e que oferece oportunidades para os alunos se desenvolverem em todas as áreas possíveis. Também tivemos o Diretor do Instituto Nacional de Educação Aberta (NIOS) que veio aqui. Quando partilhei a nossa filosofia com ele e disse-lhe que queria mudar todo o sistema em breve para um sistema de Educação Aberta sob a cobertura da NIOS que ajudasse as crianças a aprender muitas coisas, ele disse: "Desenhe o currículo e vou aprová-lo.".
Em Meu currículo, não teremos apenas matemática, física, química, biologia, história, filosofia e educação cívica. Junto com tudo isso, haverá Música, Belas Artes, Cultura, Vedas, Yoga, Upanishads, jardinagem, limpeza, cuidados com os animais, meio ambiente, etc. Tudo isso fará parte da educação. Quando se formam, onde quer que estejam, eles podem cuidar de tudo. Uma pessoa pode ser um grande engenheiro, mas se não sabe fazer uma xícara de chá, de que adianta essa educação? A educação prática é exigida juntamente com a teórica. Formamos um comitê para ver como podemos projetar o currículo de forma que seja equilibrado. Tanto o conhecimento espiritual quanto o mundano devem andar de mãos dadas. Um sem o outro é inútil.
Em nossa cultura, existe uma metodologia na educação. O primeiro é Sastra Praman (a evidência bíblica). Conhecimento teórico já existente. Em seguida, vem Tarka Sastra. Eles devem argumentar logicamente. Você deve investigar empiricamente se é apenas um conhecimento dos livros ou se realmente funciona.E o último é Svanubhava. Você só deve se convencer depois de experimentar esse conhecimento por si mesmo. Esta é a antiga metodologia Gurukula.
Vamos criar um sistema chamado Sri Sathya Sai Loka Seva Gurukulam. Estará presente em todo o mundo. Não haverá restrição de que sejam estudantes indianos. Estará aberto a estudantes de todo o mundo porque este Board (NIOS) permite-nos essa flexibilidade. Nós projetaremos o currículo Sri Sathya Sai Loka Seva Gurukulam para nossas instituições, o que acontecerá em breve, em um ou dois anos. Agora, quando se formam, eles só obtêm o certificado das disciplinas que estudaram. Embora haja muitas outras coisas que eles sabem que não são reconhecidas ou mencionadas em seu certificado. Mas nosso certificado vai registrar tudo. Se tocarem instrumento, violino, violoncelo ou trompete, ou dançarem ou cantarem, isso será mencionado no certificado. Isso fará parte da sua educação geral. Se eles podem cuidar de vacas, até mesmo isso estará em seu certificado. Será um sistema de educação gurukula holístico e antigo. As crianças serão identificadas desde cedo em relação aos seus talentos, gostos e interesses. Eles serão orientados muito mais cedo sobre quais correntes ou disciplinas devem entrar. As especializações acontecerão mais cedo do que hoje, elas serão definidas no ensino médio a partir do que hoje é o nível pré-universitário. Os certificados serão válidos em todo o mundo.
Uma bela síntese de educação espiritual (adhyathmikam) e mundana (laukikam) estará disponível para você. Estou fazendo isso porque quero que Meus filhos sejam felizes e livres. A educação não deve ser um fardo. Deve ser uma diversão. Todos os dias, as crianças têm que acordar e correr para a aula porque querem continuar aprendendo o que começaram no dia anterior. Esse entusiasmo e curiosidade devem impulsionar sua educação e não as notas! Quero eliminar toda porcentagem, classificando a tarefa. Ou eles têm o conhecimento ou não! Ou eles dominam um instrumento musical ou não. Eles não podem saber de alguma forma. Eles vão estragar a música. Será uma cacofonia e não uma sinfonia! Nosso sistema educacional terá apenas duas categorias. Ou eles conhecem o assunto ou não. Um cirurgião não pode dizer que pode cortar o corpo, mas não pode costurá-lo! Isso não funciona no mundo real. No imaginário mundo acadêmico, apenas 80% do conhecimento funciona.
Nos Estados Unidos, os adolescentes são recrutados para grandes empresas de TI (tecnologia da informação). Eles nem têm diploma escolar. Eles já ganham bem. É baseada na habilidade, a economia baseada no conhecimento. Não é mais economia baseada em títulos! Estão deixando de lado certificados de graduação, cursos universitários e priorizando conhecimentos práticos.
Se eles realmente querem aprender o assunto, eles se tornarão especialistas. E só então eles podem contribuir para o mundo do conhecimento. Caso contrário, eles simplesmente repetirão o que os outros disseram. Qual é a sua contribuição para o mundo então? Essa ideia de aprendizagem, Jignasa (curiosidade) deve impulsionar a educação. Shraddha (interesse) deve conduzir a educação. Prayathna (trabalho duro) deve promover a educação. Essa filosofia é o que estamos trazendo. Não é longe. Este ano, provavelmente iremos projetar o programa e obter todas as aprovações. E um ano letivo depois, será implementado na maioria de nossas escolas também. Se você está muito apegado aos seus títulos e qualificações, este lugar não é para você! Este site será para os verdadeiros buscadores de conhecimento que desejam que seu conhecimento se torne uma habilidade, e a habilidade deve trazer equilíbrio em suas vidas. E esse equilíbrio trará ideias para desenvolver mais conhecimento. Essa é a seqüência da educação. O conhecimento deve ser competente, o que leva ao equilíbrio e isso leva a ideias adicionais sobre o conhecimento. Esse deve ser nosso padrão. Nos próximos tempos, você verá essas mudanças muito importantes acontecendo em nosso sistema educacional.
Muitos tentaram no passado. Mahatma Gandhi, Vinobha Bhave, Aurobindo, Vivekananda, Rabindranath Tagore pensaram nisso, mas nenhum deles foi capaz de implementá-lo totalmente. Você sabe por quê? Porque eles não eram independentes. A nossa educação é totalmente gratuita e isso me dá liberdade e poder para fazer a coisa certa. Por ser gratuito, não preciso entrar em contato com ninguém. Podemos fazer a coisa certa e sempre faremos a coisa certa em nossas instituições.
- Sri Madhusudan Sai, Satsang (24 de fevereiro de 2020), Sathya Sai Premamrutham, Muddenahalli
Fonte: Sri Sathya Sai Vrinda
Para ver mais sobre Swami Sutil, visite www.saiprakashana.com/br