sábado, 16 de novembro de 2024

Com Sol ou com chuva: Amar e Servir

 


Nesse sábado de muita chuva, dia 16/11/2024, a equipe  de serviço da CORAÇÕES QUE AMAM MÃOS QUE SERVEM nos reunimos para encontrar e servir nossos irmãos em estado de vulnerabilidade que estão nas ruas centrais da cidade do Rio de Janeiro.

Foram distribuídos 187 kits de alimentação constituído por uma quentinha com 500g de macarrão, proteína vegetal, seleta de legumes, molho de tomate e queijo ralado ( um total de 94 Kg) acompanhado de água engarrafada (190 ) e doces embalados  para atender 187 irmãos e irmãs sem teto.
Realizamos o nosso 21° serviço de Narayana Seva de 2024 com muita persistência, dedicação e amor.




Vamos vibrar amor para estes irmãos desamparados e também para essa equipe de voluntários incrível que está trabalhando mesmo com essa chuva constante. Devoção também se expressa através do compromisso, da responsabilidade assumida e da resiliência! 

Loka Samastha Sukhino Bhavantu

A participação do voluntariado está aberta a todos. Se você quiser participar também, entre em contato.

WhatsApp 21 98498-1963

Rio de Janeiro- Brasil 

Visite  nosso site:

https://coracoesqueamammaosqueservem.org/projetos/


Se você desejar fazer uma doação veja como é fácil participar:

Seja noite ou seja dia: Amar e Servir


 



Narayana Seva (distribuição de alimentos) noturna, 15/11//2024, fazendo a distribuição de refeições nesta noite  chuvoso nas ruas da região central de Niterói. 

Com muito amor a Associação Corações que Amam Mãos que Servem atendeu mais  88 pessoas.

Também foram distribuídas garrafas de água (90 garrafas).



Gratidão à todos que se envolveram nesta 20° distribuição  do ano. Gratidão à Sai Baba que nos inspira a praticar o bem como forma de exercer os valores humanos nesta vida!

Gratidão a Sadguru Madhusudan Sai por nos sempre incentivar e nos orientar através do exemplo nesta fase de nossa caminhada!

Gratidão ao Mestre Jesus que nos ensinou a Amar Incondicionalmente.


❤️AMA À TODOS 
SIRVA À TODOS !❤️


A ASSOCIAÇÃO CORAÇÕES QUE AMAM MÃOS QUE SERVEM DESEJA QUE TODOS OS SERES EM TODOS OS MUNDOS SEJAM FELIZES E BEM AVENTURADOS

A  participação do voluntariado está aberta a todos. Se você quiser participar também, entre em contato.

WhatsApp 21 98498-1963

Rio de Janeiro- Brasil 

Visite  nosso site:

https://coracoesqueamammaosqueservem.org/projetos/


Se você desejar fazer uma doação veja como é fácil participar:



sábado, 19 de outubro de 2024

20 de outubro

 


   Neste dia, 84 anos atrás, em uma cidade pequena e desconhecida chamada Uravakonda em Madras no Sul da Índia, um menino de 14 anos chamado Sathya Narayana Raju voltou da escola no período da tarde, jogou fora seus livros na frente de sua cunhada, Smt. Susheela, e declarou mais   enfaticamente -

 "Eu não sou mais o seu Sathya! Eu sou Sai Baba! Meus devotos me aguardam. Eu tenho o meu trabalho para realizar. ! Estou saindo! "

Ele se mudou para o jardim de uma casa da vizinhança  (casa de Subhama), e para as pessoas ali reunidas,  cantou seu primeiro Bhajan 

- Manasa Bhajare Guru Charanam, Dustara Bhava Sagara Taranam
 (Oh Mente Adore os Pés do Guru e cruze o oceano turbulento desta existência mundana).







Este é o dia para lembrar a declaração frequentemente repetida por Bhagavan Baba:
 "Eu sou Divino, mas você também é Divino. A única diferença é que eu sei sobre a minha Divindade e você não tem consciência disso ". 




Declaração de Sai Baba (em sua forma sutil) sobre Muddenahalli no Dia da Declaração do Avatar, em 20 de outubro de 2015 ❤

Você pode acreditar ou não. Este lugar é um lugar muito meritório, é uma terra de penitência e sacrifício. Na Tretha Yuga, o Ashrama de Vishwamitra estava situado nesta área. Rama e Lakshmana lutaram contra Tataki aqui. Não é certo da nossa parte pensar que este é um lugar comum. E pensar que as pessoas aqui são comuns também é um erro. O mesmo Rama veio como Krishna, o mesmo Krishna veio como Sai. As pessoas ao seu redor, que O amam, que O adoram, também nascerão de novo e de novo. No futuro, você verá que todo o lugar estará cheio de santos e sábios. Onde quer que você veja, você verá mantos ocre. Muitos grandes devotos, santos e sábios virão aqui. Pessoas adornando altos cargos como presidentes e ministros também virão aqui. Nossos alunos não devem pensar que estamos estudando em uma pequena instituição. É um ashram sagrado e nobre. As instalações de hospedagem não são boas o suficiente no momento. Vou construir mais e mais casas para acomodar os devotos. No próximo ano, todos os tipos de cantinas começarão aqui. Haverá também um hospital. No corredor que surgiu, Prema Sai virá e concederá Seu Darshan. O Avatar Sathya Sai continuará por mais alguns anos. Mas depois de algum tempo, voltarei como Prema Sai e ficarei neste Ashram e concederei Darshan e até mesmo ensinarei a Verdade. Estou preparando este lugar e cultivando o coração antes do advento de Prema Sai. Antes era a declaração, hoje é esta a declaração.

~ 20 de outubro de 2015 Discurso Divino durante Athi Rudra Maha Yagna, Sathya Sai Grama, Muddenahalli.

Recentemente no discurso de 04 de outubro de 2020 Sahdguru Sri Madhusudan Sai nos recordou essa verdade de forma gloriosa !
 Veja no link abaixo:

https://www.youtube.com/watch?v=y4k-4jk0GAA&t=305s

Chuvas de Amor


 Nesse fim-de-semana , dia 19/10/2024,a equipe  de serviço da ASSOCIAÇÃO CORAÇÕES QUE AMAM MÃOS QUE SERVEM  nos reunimos para servir aos nossos irmãos em estado de vulnerabilidade que estão nas ruas centrais da cidade do Rio de Janeiro.

 Foram distribuídos duzentos kits de alimentação (um total de 100 Kg) acompanhado de água engarrafada (220 litros) e doces embalados  para atender 200 irmãos e irmãs sem teto.


Realizamos o nosso 19°
Narayana Seva de 2024 com muita entusiasmo, dedicação e amor.

Participaram 08 voluntários nessa distribuição, e muitos outros mais em todas as etapas, no planejamento, na captação de recursos e doações,  na organização, na execução e finalmente na distribuição. Um harmonioso trabalho de equipe.

❤️AMA À TODOS 
SIRVA À TODOS !❤️



A distribuição de refeições vegetarianas, roupas, agasalhos, calçados, kits de higiene, brinquedos e cobertores angariadas através de doações é realizada mensalmente e a distribuição é feita à população sem teto no centro da cidade do Rio de Janeiro.

Nossa meta é ampliar o alcance deste projeto a outras áreas da cidade e com maior assiduidade. VENHA FAZER PARTE DESSE TRABALHO DE AMOR CONOSCO!



A participação do voluntariado está aberta a todos. Se você quiser participar também, entre em contato.

WhatsApp 21 98498-1963

Rio de Janeiro- Brasil 

Visite  nosso site:

https://coracoesqueamammaosqueservem.org/projetos/


Se você desejar fazer uma doação veja como é fácil participar:




terça-feira, 15 de outubro de 2024

Distribuição Noturna de Refeições

 














   Narayana Seva ( distribuição de alimentos) noturna, 16/10/2024, fazendo a distribuição de lanches aquecidos nesta noite em Niterói. Com muito amor a Associação Corações que Amam Mãos que Servem atendeu mais 110 pessoas.

Também foram distribuídas garrafas de água (120 garrafas).

Gratidão à todos que se envolveram nesta 16ª distribuição  do ano. Gratidão à Sai Baba que nos inspira a praticar o bem como forma de exercer os valores humanos nesta vida!

Gratidão a Sadguru Madhusudan Sai por nos incentivar e nos orientar através do exemplo nesta fase de nossa caminhada!

Gratidão ao Mestre Jesus que nos ensinou a Amar Incondicionalmente.


❤️AMA À TODOS 
SIRVA À TODOS !❤️


A ASSOCIAÇÃO CORAÇÕES QUE AMAM MÃOS QUE SERVEM DESEJA QUE TODOS OS SERES EM TODOS OS MUNDOS SEJAM FELIZES E BEM AVENTURADOS

sexta-feira, 4 de outubro de 2024

São Francisco de Assis

 São Francisco de Assis, um dos santos mais amados e reconhecidos na tradição cristã, é conhecido por sua vida de simplicidade, humildade e devoção à caridade, à natureza e a todas as criaturas de Deus. Nascido em 1181 ou 1182 na cidade italiana de Assis, seu nome de batismo era Giovanni di Pietro di Bernardone. Ele cresceu em uma família rica, mas, após uma profunda transformação espiritual, renunciou à sua herança e escolheu uma vida de pobreza, fundando a Ordem dos Franciscanos. Sua trajetória e filosofia de vida refletem os ensinamentos de amor e serviço a todos, alinhando-se à célebre frase de Sathya Sai Baba: “Ama a Todos, Sirva a Todos”.


Pioneirismo na Caridade e o Narayana Seva


São Francisco de Assis foi um pioneiro na prática da caridade com os mais vulneráveis. Ele não apenas se limitou à doação material, mas oferecia sua presença e compaixão aos marginalizados, como os pobres, os doentes e os leprosos. Sua vida foi uma verdadeira demonstração do conceito de Narayana Seva, que significa servir a Deus servindo a humanidade, algo que Sathya Sai Baba e Sadguru Sri Madhusudan Sai promovem na atualidade. Francisco via Cristo na face dos pobres e dos enfermos, e sua prática de “servir a todos” não fazia distinção entre classe social ou credo, mas refletia a visão de que a dignidade humana é universal.


Dessa forma, São Francisco pode ser considerado o padroeiro do Narayana Seva no Ocidente. Ele nos mostrou que o serviço desinteressado aos outros é uma forma de adoração, algo que Sathya Sai Baba defendeu quando afirmou: “Mãos que ajudam são mais sagradas do que lábios que rezam”. Para Francisco, servir era o caminho direto para viver o amor de Deus.




(São Francisco de Assis e Shirdi Sai Baba juntos, servindo comida aos pobres. Ambos simbolizam a compaixão e o serviço aos mais vulneráveis, refletindo o espírito de amor e caridade que compartilhavam.)



Consumo Consciente e Vegetarianismo


Muito antes das preocupações modernas com o consumo consciente e o impacto ambiental, São Francisco já vivia uma vida de extrema simplicidade e desapego. Ele renunciou a todos os bens materiais, vestia-se com roupas humildes e dependia apenas da caridade dos outros para se alimentar. Mais do que uma simples escolha de estilo de vida, seu consumo consciente era uma expressão de sua crença profunda de que o excesso e o desperdício distanciavam o homem de Deus.


Embora não haja provas documentais de que Francisco tenha sido estritamente vegetariano, há relatos que sugerem que ele tinha grande cuidado com os animais e com o que consumia. Seu amor e respeito pela vida animal indicam uma afinidade com a prática vegetariana, que também é defendida pelos ensinamentos de Sathya Sai Baba e pela tradição da Ahimsa (não-violência).


Defesa da Vida Animal e Ecologia


São Francisco é amplamente conhecido como o santo patrono dos animais e da ecologia, tendo sido declarado oficialmente como tal pelo Papa João Paulo II em 1979. Ele pregava para os pássaros e acreditava que todas as criaturas vivas eram irmãs e irmãos, fazendo eco à visão de Vasudhaiva Kutumbakam — “o mundo é uma única família” —, uma antiga filosofia indiana que considera todas as criaturas como filhos do mesmo Pai e da mesma Mãe divinos.


A visão de São Francisco, tão avançada para seu tempo, reflete o que Sadguru Sri Madhusudan Sai ensina hoje sobre a interconexão de todas as formas de vida e a necessidade de proteger o meio ambiente como um dever espiritual. Para Francisco, a natureza não era apenas um recurso para ser explorado, mas uma manifestação do amor e da criação de Deus. Ele via a Terra como uma mãe que nutre e cuida de todos os seres vivos, um pensamento que ressoa profundamente com as preocupações ecológicas contemporâneas.


Ahimsa e Não-Violência


A prática da Ahimsa, ou não-violência, é central nos ensinamentos de São Francisco. Sua abordagem à vida e às criaturas era de reverência e respeito, promovendo paz e harmonia em todas as suas interações. Ele evitava qualquer forma de violência, seja física ou verbal, e incentivava seus seguidores a fazer o mesmo. Esse princípio de não-violência não se limitava apenas ao tratamento dos humanos, mas se estendia a todas as formas de vida. Em um episódio famoso, Francisco pacificou um lobo que aterrorizava uma aldeia, mostrando sua habilidade de promover a paz até entre os animais.


Seu compromisso com a não-violência se alinha com os princípios fundamentais do Sanatana Dharma, que inclui a Ahimsa como um dos valores mais elevados, e reforça sua relevância como um exemplo a ser seguido tanto por cristãos quanto por seguidores de outras tradições espirituais.





Um Legado Espiritual de Serviço e Amor


São Francisco de Assis deixou um legado de profunda relevância espiritual para os dias atuais. Seu exemplo de caridade, amor aos pobres, defesa dos animais e respeito pela natureza o colocam como um precursor de muitos dos movimentos de justiça social e ambiental que vemos no mundo moderno. Sua vida encarna a essência de “Ama a Todos, Sirva a Todos”, e sua mensagem de compaixão e serviço desinteressado continua a inspirar milhões de pessoas, independentemente de crenças religiosas.


Assim, São Francisco de Assis não apenas estabeleceu uma ordem religiosa e praticou a caridade de maneira exemplar, mas também antecipou muitas das questões éticas e espirituais que estão no coração das preocupações contemporâneas, como o consumo sustentável, a proteção dos animais e o cuidado com o meio ambiente. Como padroeiro da ecologia e defensor da vida animal, seu exemplo é um farol para aqueles que buscam viver em harmonia com todos os seres, em alinhamento com o princípio de Vasudhaiva Kutumbakam, e sua vida continua a ser uma fonte de inspiração para aqueles que, como ele, desejam servir a Deus servindo a humanidade.


OM Sai Ram


René Ugalde



terça-feira, 1 de outubro de 2024

Ame a todos!








 Narayana Seva ( distribuição de alimentos) noturna, 01/10//2024, fazendo a distribuição de lanches aquecidos nesta noite em Niterói. Com muito amor a Associação Corações que Amam Mãos que Servem atendeu mais 140 pessoas.

Também foram distribuídas garrafas de água (140 garrafas).

Gratidão à todos que se envolveram nesta 17ª distribuição  do ano. Gratidão à Sai Baba que nos inspira a praticar o bem como forma de exercer os valores humanos nesta vida!

Gratidão a Sadguru Madhusudan Sai por nos incentivar e nos orientar através do exemplo nesta fase de nossa caminhada!

Gratidão ao Mestre Jesus que nos ensinou a Amar Incondicionalmente.


Para quem ainda não sabe o que fazemos:

“Narayana Seva” é o serviço voluntário de alimentação dos pobres como chamado na Índia. “Narayana”  é um dos nomes de Deus e “Seva” é uma palavra do sânscrito ( antigo idioma hindu) que significa serviço desinteressado  ao próximo.

Portanto o termo tem o significado de servir à Deus que está em todos. Ao ajudar aquele que necessita estamos servindo à Deus. Essa é uma forma única de ver Deus nos olhos do nosso próximo.

Esta atividade é  recomendada à todos por Sri Sathya Sai Baba , que nos orienta a : “Amar a todos e servir à todos “ e incentivado por nosso muito amado Sadguru Sri Madhusudan Sai que nos exorta à sempre praticar o bem.

A distribuição de refeições vegetarianas, roupas, agasalhos, calçados, kits de higiene, brinquedos e cobertores angariadas através de doações é realizada mensalmente e a distribuição é feita à população sem teto no centro da cidade do Rio de Janeiro e Niterói.

Nossa meta é ampliar o alcance deste projeto a outras áreas da cidade e com maior assiduidade. VENHA FAZER PARTE DESSE TRABALHO DE AMOR CONOSCO!

A participação do voluntariado está aberta a todos. Se você quiser participar também, entre em contato.

WhatsApp 21 98498-1963

Rio de Janeiro- Brasil 

Visite  nosso site:

https://coracoesqueamammaosqueservem.org/projetos/





domingo, 29 de setembro de 2024

 


REFLORESCER ETERNAMENTE 


Vou falar do **Dharma**, da ordem sagrada,  

Que rege o pulsar de cada estrela, de cada jornada.  

Em cada gesto pequeno, uma peça em harmonia,  

Somos ondas no oceano da vida, uma sinfonia.


Cada ato que fazemos, por menor que pareça,  

Traz equilíbrio à Terra, onde a vida começa.  

Um sorriso, um abraço, o cuidado ofertado,  

São fios de luz que tecem o destino partilhado.


**A vida protege a vida**, essa é a primeira lei,  

Um ciclo eterno de dar e receber, onde tudo se enlaça e se entrelaça,  

A natureza, o vento, o rio e o ser,  

Todos clamam pela mesma essência: viver.


Preservar o que é vivo, cuidar com devoção,  

É o verdadeiro sentido, a maior missão.  

Pois no Dharma, tudo é unidade, tudo é respeito,  

E cada alma que cuida, faz o planeta perfeito.


De mãos unidas, em harmonia e amor,  

Somos guardiões da Terra, em sua mais pura cor.  

A vida é sagrada, o Dharma é o caminho,  

E em cada pequeno ato, está o eterno destino.


Poesia: Rene Ugalde



Todo trabalho realizado em prol da vida é dharmico!

Quem protege a vida pela vida é protegido!

Quem protege o Dharma pelo Dharma é protegido



 Doação de tempo ou alimentos: 

Ajudar em uma ação comunitária, como doar alimentos para uma instituição ou dedicar algumas horas em projetos sociais, pode parecer pouco diante da enormidade dos problemas do mundo. No entanto, para aqueles que recebem essa ajuda, a diferença é imensa. Coletivamente, essas ações constroem um senso de apoio e comunidade, elevando o bem-estar de todos.

Quando esses pequenos gestos são praticados por muitas pessoas, eles criam uma corrente de ações positivas que afeta diretamente o ambiente e a sociedade. Uma pessoa pode começar uma onda de gentileza ao segurar a porta para outra, ou ao se oferecer para ajudar alguém em dificuldades, inspirando outros a fazerem o mesmo. Coletivamente, isso gera uma cultura de empatia, respeito e colaboração.


Cada pequeno gesto é uma semente que, com o tempo, floresce e gera frutos. Assim, individualmente e em conjunto, contribuímos para um mundo mais equilibrado e harmonioso.