Feliz Natal
Os planos para o Natal de 2024 foram feitos dias atrás. Sadguru Sri Madhusudan Sai havia planejado todas as suas viagens de forma que ele estivesse "em casa para o Natal". O Auditório Sri Sathya Sai Premamrutham estava cheio às 9h30. A alegria do Natal parecia um pouco abafada; tudo parecia um pouco contido, este ano, sentiu-se; como sombras de uma guerra mundial iminente pairando sobre nossas cabeças; e conflitos em nossas próprias fronteiras.
O que Sadguru Sri Madhusudan Sai havia declarado na véspera de Natal continuou ecoando em minha mente:
- "É preciso desenvolver Ksheera-Neera Viveka" (como o cisne mítico, que pode separar o leite da água, precisamos ser capazes de discriminar a essência da escória, em questões de fé). A falta de um intelecto tão discriminador é o que levou o mundo à beira do desastre. Os líderes do mundo precisam urgentemente de educação espiritual!
Voltando ao palco na manhã de Natal, o presépio no palco, com Maria, José, os Magos e o Bebê Divino, foi acompanhado por um doce gnomo parecido com o Papai Noel, completo com um saco de guloseimas. E logo depois das 10h, Sadguru Sai desceu os corredores abençoando a congregação.
Depois que Sadguru Sai se sentou, a irmã Bhuvana Santhanam, a âncora, desejou a todos e falou brevemente sobre o Natal e seu significado. Ela falou do Imperador Constantino, que havia começado a celebração anual do nascimento de Cristo.
Ela disse que o advento de Cristo anunciou a chegada de "esperança, amor e paz" para a humanidade; pois ele havia declarado que o "reino de Deus" estava próximo; somente, esse reino estava dentro do coração do homem; e as chaves para o reino eram "amor, perdão e serviço". Logo depois, ela chamou o coral favorito de Sadguru Madhusudan Sai, o Coral de Cingapura, para subir ao palco.
Vestidos com as cores natalinas de vermelho, dourado, branco e verde, o coro de 18 membros com um pequeno a tiracolo, surgiu. A necessidade do momento no mundo - PAZ - foi o tema do primeiro canto devocional. "Faça de mim um instrumento de sua paz", a oração de São Francisco de Assis, proferida suavemente, mas poderosamente, deu o tom da manhã. Eles usavam seus corações na canção ; e seu amor pelo Mestre era esmagadoramente evidente.
"Ó, venham todos os fiéis, alegres e triunfantes, ó, venham, ó, venham a Premamrutham", veio logo depois. O favorito de todos os tempos - "Passe adiante..." e outros seguiram. Entre as peças, eles deram seus sentimentos. O irmão Vijay disse: "Se Jesus com apenas doze discípulos pôde fazer tanto, quanto mais nós, centenas de discípulos, seríamos capazes de fazer!"
Lentamente, a seriedade deu lugar ao êxtase da devoção; e logo, alegria e a brincadeira desceram com a chegada do Papai Noel Anthony-Tan Claus "do Polo Norte", com complemento total de renas e o Papai Noel júnior!
Por uma década inteira, o irmão Anthony Tan foi o Papai Noel de Sathya Sai Grama; e não se poderia encontrar um Papai Noel melhor! Pois, embora seja uma águia legal por profissão, sempre sorridente e alegre como é, o irmão Anthony é amado por todos, especialmente pelos alunos, de Sathya Sai Grama. Ele veio com uma grande sacola de guloseimas; e logo todos se tornaram crianças novamente, pegando chocolates lançados pelo Papai Noel.
O coral continuou cantando até o Papai Noel terminar suas rondas. "Aleluia" - novamente uma das favoritas de Sadguru Sai foi cantada; com o público cantando junto. Algumas canções de natal alegres se seguiram; e então Sadguru Sai subiu para ficar com seus queridos "devotos de Cingapura". "Todos os devotos são iguais; mas alguns são mais iguais do que outros", ele dizia.; e não sem razão!
Quando não havia nada para ver; quando as pessoas zombavam dos esforços de fazer o bem de um invisível Bhagawan Sri Sathya Sai Baba, por meio do jovem irmão Madhusudan, com fé simples, eles se apresentaram de todo o coração e ajudaram.
Passo a passo, ombro a ombro, eles o ajudaram a carregar "a cruz da missão". Sadguru Sai, que é abençoado com PES, revelou que tinha visto Jesus mais cedo naquele dia e trocou gentilezas com ele. Aparentemente, ele também disse abertamente ao Nazareno que Deus o havia abençoado, ou seja, Sadguru Sai, com melhores discípulos! Os discípulos de Jesus o negaram por um tempo, por medo, após a crucificação. Mas esses discípulos de hoje se apegaram ao seu Mestre nos bons e maus momentos.
Sadguru Sai apresentou os devotos de Cingapura como modelos para os alunos e novos devotos. Esses devotos de Cingapura eram os "Papais Noéis por trás da missão". Ele pediu a todos que seguissem seu exemplo; seguissem o Mestre; enfrentassem o diabo (medos); lutassem até o fim; e terminassem o jogo.
O icônico Sai Anandam, o Auditório Sri Sathya Sai Premamrutham e todos os prédios iniciais da universidade foram construídos com a ajuda deles. Quando as despesas ultrapassaram suas bolsas, eles até fizeram empréstimos para doar para a missão!
Mais importante, Sadguru Sai reiterou como sempre faz: "Ame os outros como você me ama". Também hoje, no dia de Natal, perdoe pelo menos uma pessoa contra quem você tem rancor. Todos saíram com esse pensamento.
O engraçado é que a maioria das pessoas reperceberam que, em vez de perdoar os outros, eram eles que precisavam buscar perdão por suas falhas; e isso foi dito no palco por Karen Tan, de Cingapura, que foi escolhida para falar à noite.
A noite viu a Orquestra Sinfônica Sai fazer um concerto de Natal brilhante. Mas antes do concerto, houve um grande exemplo de harmonia inter-religiosa. O Padre Edward Thomas, o Fundador das redes Dream India e Impact India, uma organização cristã que faz um trabalho exemplar, liderou a congregação na Oração do Senhor. Nossa própria aluna, Annie Precious, da escola do falecido Padre Charles Ogada, 'The Embodiment of Love Academy', Enugu, Nigéria, falou. Ela disse que sonhava em se tornar médica para voltar e servir seu povo. O Padre Charles a ensinou a se ver nos outros; e os outros em si mesma; e essa era sua estrela-guia.
Dois padres de Dom Bosco Mitra em Bangalore também aceitaram graciosamente o convite e vieram. Era possível ver que Sadguru Sai havia começado o trabalho; de construir pontes inter-religiosas de entendimento.
Sadguru Sai e todos de Premamrutham gostaram muito da incrível apresentação musical; uma orquestra sinfônica montada por crianças rurais! No palco, Sadguru Sai parabenizou o irmão Dmitris dizendo que ele havia encontrado seu 'SWADHARMA' ensinando música para crianças rurais. Sobre si mesmo, ele disse que quando estava trabalhando, ele havia descoberto que o que ele realmente gostava era de servir aos outros. O serviço social era, portanto, seu 'SWADHARMA', declarou Sadguru Sai.
Na vida, é tudo sobre encontrar a Vontade de Deus para sua vida. É sobre se render dizendo: 'Tua Vontade, não a minha'. O irmão Yugu disse quase o mesmo quando relatou a parábola das três árvores na véspera de Natal. Podemos ter todos os tipos de ambições; mas a coisa mais inteligente a fazer é se submeter ao Divino. O Divino está claramente no comando - alguém teve esse sentimento intuitivo no final do agitado dia de Natal - 2024; e com certeza, esse pensamento fez o mundo parecer melhor.
HÁ esperança para a humanidade; era o pensamento no ar; as palavras não ditas na brisa; como depois de Arathi e Prasadam, as pessoas saíram para o ar fresco da noite; e as cortinas desceram para um divino Natal-2024.
Por Dr. Hiramalini Seshadri MD
dr.hiramalini.seshadri@gmail.com
2