Em um satsang realizado na divina presença em Singapura, em 3 de fevereiro de 2017, um devoto perguntou como permanecer constante e lidar com a procrastinação.
Devoto:
Swami, sou fã de Hanuman. Tu com tantos ensinamentos e nos ensina como conduzir as nossas vidas. Sempre que pratico, tenho problemas. Por momentos, alcançoa vitória e outras vezes, não consigo agradar a Ti. Como permanecer constante e enfrentar a procrastinação?
Swami:
Hanuman não é uma estrela de cinema, então usa a palavra ' Devoto ', não use ' Fã '.
Se queres um caminho fácil, desce encosta abaixo. Tudo o que é difícil encontra-se no topo da montanha. Se o teu alvo estiver no topo, terás de esforçar-te. Tudo isto vem da clareza de pensamento. Se você sabe onde quer ir, desenvolverá a força para alcançar seus objetivos. A tua vida assemelha-se a escalar uma montanha. Quando escalas uma montanha, às vezes podes sentir-te cansado ou exausto, já que ficas sem oxigênio. É quando deves descansar. Inalas um pouco de ar, comes uma barra energética e bebes um pouco de água. A espera não é má. O mau é abandonar a busca e ir para baixo.
Quando nasceste, não sabias como andar. Caíste muitas vezes e te magoaste. Quando viste os outros a correr, a vontade de sair do berço foi intensa. Caíste mais umas vezes, agarraste-te a alguém e começaste a aprender a andar. Da mesma forma, no caminho espiritual, tens de ser persistente. A pureza de pensamento e paciência são muito importantes também. Dê algum tempo a si mesmo. Quando você reunir força suficiente através de bons pensamentos, boa companhia e bom raciocínio, você pode retomar sua viagem para cima e alcançar o topo da montanha. A maioria das pessoas param e se instalam nas encostas porque é a coisa mais fácil de fazer.
É fácil ser inculto, sujo e analfabeto.
No entanto, as coisas fáceis nem sempre são boas.
Todas as coisas boas são sempre difíceis.
É difícil ser alfabetizado, limpo e educado.
Se encontrares dificuldades, fica feliz por estares a perseguir uma coisa boa.
Se a vida fosse fácil, estarias preocupado, já que não irias a lado nenhum.
Nenhum comentário:
Postar um comentário