sábado, 21 de março de 2020

Estamos vivendo da maneira certa?

_ Trecho da gravação em áudio do discurso de Sadguru Madhusudan Sai no contexto da pandemia que literalmente parou o mundo. Publicado em 20 de março de 2020_ _- Sathya Sai Grama, Muddenahalli_

- - - - - - - - - - -

* Não somos nada comparados à força da natureza. Todo o nosso conhecimento, riqueza, bolsa de valores, equipamento militar, nada pode parar um pequeno vírus que nem é visível a olho nu; olha a ironia! *

- - - - - - - - - - -

O que Adi Shankaracharya disse em Bhaja Govindam?

«Não se orgulhe de riqueza, amigos e juventude. O tempo tira tudo isso em um piscar de olhos. Liberte-se da ilusão do mundo, para que você possa conhecer Brahman e se refugiar Nele.

Lembre-se de Deus, porque tudo o mais desaparecerá em pouco tempo. Esta é a situação em que o mundo se encontra. Não importa o quão docemente e agradavelmente falado com ele, o homem tem a arrogância típica de não prestar atenção às coisas boas. Mas quando uma batida forte é aplicada, todo mundo senta e ouve! Todo mundo sabe o que é certo e o que é errado. Mas até que o erro se torne tão esmagador que os machuque, eles não perceberão que estão fazendo errado.

Eu encontrei  alguns devotos. Todo mundo está preocupado. Eu disse a eles que este é um ciclo da vida. A Terra existe há milhões de anos. Os seres humanos apareceram mais tarde. Os seres humanos também podem desaparecer, por causa da maneira como estamos vivendo. Estamos desaparecendo mais rápido agora, sob um pretexto ou outro. Hoje, o principal problema é o vírus. Mas as pessoas também estão desaparecendo devido a maus hábitos alimentares, pressão arterial, câncer e todos os tipos de outras doenças. É hora de pensar em como estamos vivendo. Estamos vivendo corretamente?

Mais uma vez, Adi Shankaracharya fala sobre como vivemos quando nos refugiamos em Deus.
Desista da companhia de pessoas más. Pessoas más são aquelas que não seguem o caminho Dharmico. Procure a companhia do bem, daqueles que estão fazendo o bem ao mundo. Sempre faça o bem, dia após dia. Sempre esteja ciente do que é real e do que é irreal; o permanente e o efêmero.

É isso que nos ajudará a viver como os melhores seres humanos neste mundo. É isso que nos tornará dignos de um lugar na face do planeta Terra. Tudo é orientado para esse objetivo. Eles podem aprender bem quando contados de uma maneira agradável; caso contrário, eles terão que passar por uma lição difícil.

Ouvi dizer que muitas coisas positivas também apareceram. Foi-me dito que muitas pessoas estão contemplando o vegetarianismo. Eu tenho gritado do topo da montanha que o vegetarianismo é bom. Longe vão os dias em que você vivia em cavernas e caçava animais, mas agora vivemos em apartamentos com ar-condicionado; não precisa mais caçar animais. Por que os animais precisam ser mortos para comer? Existem melhores maneiras de comer. Tudo mudou, a maneira como nos vestimos, a maneira como nos movemos. Por que não contemplamos outros meios melhores, que não prejudicam ninguém?

O que Vyasa disse?

A essência dos dezoito Puranas pode ser resumida em duas linhas:

Ajudar os outros é bom,

ferir os outros é pecado.

Mas alguém pode dizer que o tigre busca comida. Esse é o dharma do tigre. É assim que o tigre é criado. Você não é tigre. Eles não são humanos. Os animais selvagens precisam matar para comer. Nós não precisamos. Não é necessário. Muitos pensam que esse pode não ser o caminho certo para viver. Pode haver outro modo de vida. Viva de uma maneira que não prejudique ninguém no processo, seja através de pensamento, palavra ou ação. Seu estômago não é um túmulo de animais . O corpo é o templo de Deus, e o morador interior é o próprio Deus. Não é um cemitério de animais. Essa é a ideia de Ahimsa. Só porque alguém é mais fraco que nós, isso não nos autoriza a prejudicá-lo. De fato, nossa força reside em proteger os mansos, os calmos; não em danificá-los apenas porque eles não podem se proteger. Eu venho dizendo isso desde o começo. Não mate animais para comer. Só posso dizer, não posso entrar na casa das pessoas e detê-las. Mas existe um poder maior do que todos os poderes humanos. O vírus nos ensinou uma boa lição. Esmagou a arrogância dos poderosos, dos ricos, dos poderosos e dos iluminados! Os ricos têm mais problemas, porque os pobres não viajam para todas as partes do mundo. Eles não podiam pagar as passagens de avião. Eles viveram felizes em suas aldeias.

De certa forma, esta é uma chamada de despertar. Sim, há uma desvantagem. As pessoas estão perdendo vidas. Devemos sentir pena e orar por isso. Não podemos dizer que é o karma deles; então é o nosso karma, porque não rezamos. Ore para que uma cura surja rapidamente para ajudar os necessitados. Mas o mais importante, vamos orar para que todos comecemos a viver como seres humanos. A humanidade, a compaixão e a bondade devem guiar nossas vidas. Bondade a todos! Mesmo com uma formiguinha. Não estamos causando danos a ninguém apenas por nosso prazer. Eu ficaria muito feliz se esse episódio convertesse pelo menos metade do mundo ao vegetarianismo. Eles me disseram que os governos estão fechando os locais onde os animais são vendidos para comê-los. Este é um grande negócio, e está fechando por medo. É assim que a mãe natureza se equilibra. Não somos nada contra a força da natureza. Todo o nosso conhecimento, riqueza, bolsas de valores, equipamentos militares; nada pode parar um vírus pequeno que nem é visível a olho nu.

Olhe que ironia! Não estamos lutando contra uma grande mobilização militar. Nós não estamos lutando contra alienígenas. O que está ocorrendo não é uma guerra de alta tecnologia. É um vírus pequeno e invisível que mudou de perspectiva. A única coisa que vai parar é que mudamos para nos tornarmos seres humanos melhores. É a única coisa que pode salvar a raça humana. Caso contrário, teremos que aprender nossas lições da maneira mais difícil. Esta geração não viu uma pandemia. Esta geração pensa que a vida continua para sempre, em tablets e televisões. Eles não percebem que também existe outro lado da vida. Para eles, este é um ótimo episódio.

- - - - - - - -

_Esta é uma tradução provisória feita por voluntários devotos, como um serviço de transmissão. As traduções oficiais são realizadas oportunamente pela editora Premamrutha Prakashana de Muddenahalli._



Nenhum comentário:

Postar um comentário