por Sadguru Sri Madhusudan Sai
Na vida quotidiana, passemos uma hora ou duas de manhã, ou a tarde, a qualquer hora. Em algum tempo que eles encontrem, se retirem.
No momento que puderem, em vez de olharem para o seu telefone, de conferir o seu chat ou email, simplesmente façam introspecção.
Dez minutos depois do almoço, antes de ir para o escritório, se recolham e vigiem sua mente.
Dez minutos antes de vir aos bhajans ou depois dos bhajans, sentem-se e olhem para dentro.
Continuem praticando; dez minutos aqui e lá encontrarão.
Saindo pra dar uma caminhada, se retirem alguns minutos antes. Eles pegaram sua comida?
Dez minutos antes da próxima atividade, se aposentem observando seus pensamentos.
Continuem praticando a instrospecção, interiorização.
E eles vão perceber que chegará o momento em que estarão sempre no estado de introspecção, mas ativos. Eles vão testemunhar a si mesmos.
Esse é o dia em que se tornarão Jivanmuktas (liberados em vida).
Não haverá fogos de artifício, luzes ou sons. Nada, nada. Apenas um silêncio suave e agradável.
Uma satisfação sentida muito profundamente. É disso que se trata o Samadhi.
Todas as outras manifestações são apenas estados de êxtase chegando e saindo. Não corram atrás deles.
Hatha yoga, Kundalini yoga, não os promovo.
Me pedem... Eu não costumo dar um mantra pra ninguém.
Se alguém o pedir, eu digo: pensa ′′ Sou Divino ", isso é o suficiente. Essa é a minha maneira. Meu jeito é simples: façam serviço exteriormente, desenvolvam bhakti (devoção) em seu coração e meditem sobre a verdade.
Seu corpo deve ser dedicado ao trabalho contínuo e altruísta.
Seu coração cheio de amor por Deus. E sua mente contemplando nessa verdade, sobre o que é real e o que é irreal. Se eles se dedicarem a estes três, Chitta (a substância mental) será purificada.
Porque essas coisas residem em chita: mala, vikshepa e ganancia, estas impurezas do corpo-mente irão embora, e serão reveladas o próprio divino.
Preciso de discípulos de coragem para entender e praticar isso.
E, através de suas vidas, eles pregarão e transmitirão aos outros.
Não há outra maneira de salvar este mundo. Esta é a única maneira.
Se nós, como grupo, não estamos à altura das circunstancias e fizermos o que o nosso mestre espera de nós, se falharmos na nossa lealdade e compromisso com o nosso Guru, seremos os maiores infortunados da Terra.
Nunca Deus se tornou Guru para tantas pessoas.
Estes gurus eram para 4, 5 ou 10, só isso.
Nunca Deus iniciou um ensino maciço como este nem a levou a todos os cantos do mundo, fazendo os traduzir para suas línguas. Isso nunca aconteceu antes.
Este esforço deve encontrar o seu cumprimento, o seu culminar final, quando todos se transformarão em vedantins. O Sanathana Dharma (sabedoria eterna) é o único refúgio... e quem o levará ao mundo? Vocês!
Cada um de vocês, à sua própria maneira, levará isto ao mundo.
A não ser que tenham clareza, e esta deve vir da experiência, não da acumulação de conhecimentos... A experiência vai esclarecer. O que eles devem ansiar é a experiência.
Coisas simples, repito: serviço altruísta nas mãos; devoção, amor a Deus no coração; e a cabeça deve sempre contemplar na verdade.
A mente deve estar sempre discriminando, ′′ isto é real, isto não é real ".
E toda vez que uma emoção os ultrapassa, afastem-se. E digam: ′′ Isso não é real. São ondas no oceano. Eu sou o oceano ".
Quem move quem? O mar move as ondas, ou as ondas movem o mar?
Os sentidos são seus. Não se entregue à mente. Vocês têm que ser capazes de manter os sentidos sob controle. Isso virá só com o treino, nada mais. Abhyasa yoga. Continuem praticando isso. Cada ato altruísta. Cada pensamento cheio de amor a Deus. Ver Deus em cada um, distinguindo o eterno do transitório.
O tempo todo se surgir qualquer emoção negativa: ′′ Isto não sou eu ".
′′ Isto discorda do meu ser divino, vem da mente, vou descartá-lo ".
′′ Pureza, compaixão, gentileza, são reflexos do meu verdadeiro ser, isso aceito ".
Hamsa ou cisne, por isso eles chamam Ramakrishna Paramahamsa.
O que é Paramahamsa? O cisne (hamsa) pode separar a água do leite. Beba o leite deixando a água de lado. Vejam que sutileza. Paramahamsa é o poder de remover a Maia (poder da ilusão) de jnana. Poder aceitar jñāna (sabedoria), descartando Maya. Isso é Paramahamsa. Essa é a ideia de viver.
E não desperdice esses mestres só glorificando-os sem praticar o que ensinaram. Não deve ser assim. O verdadeiro tributo a estes grandes yogues, mestres, gurus é ter a sua mensagem no coração e pratica-la na vida quotidiana. Para mim não tem amanhã. A partir de hoje!
Vão para dentro, se recolham por 5 minutos e contemplem. Toda vez que você tem uma chance, faça isso. Toda vez que estão sozinhos, que não precisam interagir com os outros, pratiquem introspecção.
Depois, mesmo que estejam ativos e interagindo, estarão sempre no estado de testemunha. Isso vai se tornar seu estado natural. É o que se chama Sahaja Samadhi
Não nirvikalpa, não savikalpa...
O estado natural da nossa existência é Samadhi. Sempre equânimes, sempre conscientes. Até que eles cheguem a isso, a viagem ainda não terminou. Para pessoas diferentes chegará em tempos diferentes.
Garanto-vos que se fizerem o esforço, a graça de Swami estará em abundância, Ele quer mais e mais Jnanis.
Quando queremos que mais pessoas aprovem reduzimos a dificuldade das perguntas do exame e damos notas graciosas, então todos aprovam.
Se fizerem um pequeno esforço, neste tempo há uma grande oportunidade, é um tempo intenso na história da humanidade em que Deus quer fazê-los aprovar.
Ele vai dar-lhes notas favoráveis e aprovar. ′′ Você é um jnani, vá e espalhe ".
Não devem perder a oportunidade, quando lhes são facilitadas as notas, não é para desperdiçá-lo, né?
É o melhor tempo, o melhor lugar, a melhor maneira de fazer isso. Não perca.
Fonte: Extraia da série ′′ Domine a Mente ", Julho 2020
Nenhum comentário:
Postar um comentário