domingo, 31 de março de 2024





 Sadguru Sri Madhusudan Sai sobre a Páscoa


  [..] A Páscoa é significativa para nós por vários motivos. Claro que é um dia significativo. Celebramos a volta de Jesus Cristo. Mas ao mesmo tempo também sabemos que nesse dia de Páscoa a forma física de Bhagawan nos deixou. Novamente, como eu disse, a forma material física de cinco elementos de Bhagawan apenas nos deixou, o Espírito permanece.

Então a ideia da Páscoa é definitivamente a ideia desse entendimento de que somos Espírito que é indestrutível, e não o corpo que é perecível . E ninguém pode viver por mais que você tente. Você pode estender sua vida útil para 1.000 anos, 2.000 anos, 10.000 anos, como os sábios. No final você deve ser destruído. O corpo deve ser destruído. Mas o Espírito permanece.

A Eternidade do Espírito é o que a Páscoa representa. 'E' da Páscoa é 'E' da Eternidade ( Easter). Não é efemeridade. É a Eternidade da alma que a Páscoa representa. é isso que devemos nos lembrar.

Sobre Jesus, sim, claro. Jesus, ora, Ele, por assim dizer, “faleceu” após a crucificação e coisas assim. Mas Seus discípulos experimentaram Sua presença depois disso. E embora existam histórias, você pode questionar a validade disso: se as pessoas O viram no físico, ou O viram no sutil, ou tiveram uma visão de Jesus, ou foi fisicamente ou depois fisicamente, Ele os conheceu, o que aconteceu próximo? Onde está o corpo de Jesus? Essas perguntas podem continuar.

Mas a ideia da celebração deveria ser que somos esse Espírito Eterno, somos Um, dessa forma somos Um e isso não morre, isso não é destruído.

Depois de desenvolver essa tremenda fé, não há medo. Porque todo medo vem da ideia de perder alguma coisa. Mas no Espírito nada pode ser perdido. Purnamadah purnamidam. Está completo, é perfeito por si só. Portanto, a ideia do medo e todas as coisas que seguem o medo, desaparecem. Não há medo algum. Porque você entende que você é Espírito, o egoísmo também desaparece. De qualquer forma, todas essas coisas irão desaparecer mais cedo ou mais tarde. Somente esta ideia da Verdade de que 'Eu sou o Espírito Divino' permanece. Então, se você desenvolver essa tremenda fé nessa ideia, todo o medo desaparecerá. Todo o medo desaparece, o que vai acontecer, e o meu nome, a minha posição, a minha família, o meu futuro, a minha reforma? Todas essas ideias desaparecem e você passa a viver cada vez mais no presente, e não no futuro e no passado.

Então é por isso que isso é importante, e do nosso ponto de vista como celebrar a Páscoa?. Eu sempre digo: 'Celebrem o Espírito da Páscoa, que é que Bhagawan é Eterno'. Esta vida de transição, todo Avatar consegue. Mesmo Rama, Krishna, Jesus ou Buda, todos tiveram que passar pelo que tiveram que passar e finalmente sair do plano físico.

Mas eu sempre digo: 'Não vamos sentar e lamentar, ou chorar ou sentir a perda, mas sim comemorar que algo como isso aconteceu conosco, os poucos sortudos neste mundo. Vimos, conhecemos e estivemos com o Avatar. Aprendemos, fomos abençoados, fomos agraciados pelo Avatar.

O que é que temos que fazer? Sempre faço essa pergunta. Temos tudo agora. O que é que podemos dar? Claro que podemos dar todo o Amor. Quem amar, agora? Ama uma foto?, Ama uma estátua? ou amá-lo em tudo?

Diga às pessoas que a maneira de celebrar a Páscoa, especialmente para os devotos Sai, é ver a presença do mesmo Espírito Eterno em Todos. Não dê nome, forma, formato, atributos e tente colocá-lo em uma caixa. Não faça isso de novo. Então, novamente estamos fazendo tudo errado. Chamamos-lhe Espírito, sem nome, sem forma, sem atributos, mas depois colocamos numa foto, numa forma, num estatuto. Sim, do ponto de vista mundano, é importante. Mas no fundo devemos conhecer a Eternidade do Espírito. E isso é algo sobre o qual sou muito específico. É por isso que dá tanta ênfase ao Advaita. Tanta ênfase no Não-Dualismo. É isso que vamos ensinar a todos.

Mas mente é mente. Quer comemorar.. quer foto, quer estátua. Ele quer algo para se associar. E toda vez, nós o destruímos. se você se livrar de um formulário, ele desejará outro para substituí-lo. Esse é o caminho da mente.[..]


[...]..desde que você tenha muita clareza e tenha consciência de que a Verdade mais profunda é o Espírito. A forma é o recipiente, o conteúdo é o Espírito, então você nunca ficará confuso.

Você adora a Mãe, você adora Baba, você adora Jesus, você adora Buda, mas com esta plena consciência de que eles são aquele Espírito Eterno que nunca é destruído. Não importa de que copo você bebe, de qual copo você bebe, o que importa é a água.

Esta é a verdadeira celebração da Páscoa, para celebrar o conteúdo, não o recipiente. Na maioria das vezes ficamos presos aí [..]


[..] Páscoa é sobre Conteúdo. Qual é o conteúdo? O conteúdo é o Espírito Divino. O contêiner foi Jesus em algum momento. Buda outra vez. Você e eu também somos apenas contêineres. Nada diferente.

Então é isso que devemos celebrar a Páscoa quando celebramos isso. Que eu É o que eu digo, e se vocês realmente querem se chamar de devotos, façam algo de bom em nome do seu Bhagawan. Faça algum bem às pessoas porque essa é a Sua Mensagem de Amor e Serviço. Isso é o que você deve fazer para celebrar a Páscoa. [...]


~ Trechos do Discurso Divino de Sadguru Sri Madhusudan Sai em 24 de março de 2024, Londres.


Esta transcrição foi criada por um devoto.


Neste vídeo você pode ouvir Sadguru falando sobre a Páscoa...

https://www.youtube.com/watch?v=d0zCgfvWj3U&t=6345s





Nenhum comentário:

Postar um comentário