sexta-feira, 3 de janeiro de 2025

Seja Divino Faça Divino





 Durante o seu discurso de bênção de Ano Novo, Sadguru Sri Madhusudan Sai relembrou os primeiros dias da missão em 2011-12. Quando Bhagawan começou a aparecer e a lhe dar tarefas/trabalhos para fazer, ele realmente pensou que seria uma "oportunidade de meio período para Seva sincero". Mal imaginava que seria um compromisso mais completo do que o de tempo integral que viraria sua vida inteira de cabeça para baixo! Alguns de seus colegas de faculdade , que tinham fé de que ele estava comunicando as palavras de Bhagawan, tiveram a bênção de "conversar" com Bhagawan, através do "Irmão Madhusudan", como costumavam chamá-lo, naquela época.


Um bom amigo perguntou a Bhagawan: “Por que Você escolheu Madhusudan, e não a mim?” A resposta de Bhagawan veio logo em seguida: “Ele faz o Meu trabalho o dia todo; e se ele tem algum tempo entre eles, ele cuida do seu trabalho pessoal. Você faz o seu trabalho o dia todo; e se e quando você tem tempo, você faz o Meu; é por isso.”


Talvez, a mensagem não dita para a equipe, tenha sido esta. Tempo é vida; precisamos dar nosso tempo para a missão; que é o trabalho de Bhagawan. Alguns desequilíbrios entre trabalho e vida pessoal podem ter que ser tolerados. Nem tudo será perfeito; o trabalho doméstico pode se acumular e os domingos podem se tornar dias de recuperação para colocar alguma ordem na vida mundana; a socialização pode se tornar uma memória remota; e oito horas de sono podem se tornar um luxo raro. Mas estes são apenas um pequeno preço a pagar para realizar o próprio objetivo da vida! E, como Narasimha Murthy Sir frequentemente diz, onde mais alguém será pago para simplesmente fazer o bem?!


Um verdadeiro exemplo de estar à altura da ocasião e atender ao chamado do dever, não importa o que aconteça, ficou evidente naquela mesma noite. A Dra. Revathi Ramachandran, Diretora do Nada Gurukulam e seu marido, apesar da morte de sua mãe no mesmo dia, os alunos começaram sua série de apresentações inaugurais em Chennai, fizeram tudo o que era necessário para os alunos; apesar da enorme tragédia pessoal que enfrentaram. Na verdade, apenas para o programa de dança ao vivo da noite de Ano Novo, eles vieram de Chennai no meio de exéquias. Tocado por sua devoção ao dever, Sadguru Sai assegurou a ela que a mãe, uma devota e um ser humano ideal, havia alcançado 'Sadgati'



Voltando àqueles primeiros dias, um colega de faculdade perguntou, quando percebeu que fingimentos não funcionam; que Bhagawan parecia conhecer seus pensamentos mais íntimos, 'Como Você sabe o que está dentro de nós?'

A resposta sincera de Bhagawan foi: 'Porque eu sou todo mundo!'

Veja bem, caro leitor, agora, Sadguru Sai, da mesma forma, 'é todo mundo' também! E sabe de tudo também! Com sua pouca experiência, este escriba pode atestar isso! Seja como for, Sadguru Sai, sempre otimista, declarou: 'A Divindade É factível; não é impossível'. Não posso deixar de compartilhar algo que ele disse recentemente: 'É muito fácil se tornar Deus. Não é necessário adquirir algo de fora para se tornar Deus. Você já é Deus. Você só precisa deixar de se tornar sua falsa identidade de nome, forma, pensamentos e sentimentos. É simples assim.'



Ele acrescentou um senso de urgência através do discurso de Ano Novo; disse ele, ‘Todos os anos, estamos apenas nos aproximando de nossos túmulos; qualquer coisa que não nos leve a Deus, é uma perda de tempo. É uma bênção que estejamos vivendo AGORA; não cem ou duzentos anos antes; porque teríamos perdido esta oportunidade!’ Ele nos pediu para NÃO nos enganarmos; e garantiu que não se esperaria que sacrificasse todas as conveniências. Todas as necessidades seriam bem atendidas; apenas a ganância não seria entretida.’ Todas as suas necessidades mundanas serão atendidas’ prometeu Sadguru Sai. ‘Eu sei que todos vocês estão se esforçando; fazendo as coisas certas; no caminho certo; mas vocês precisam fazer um pouco mais! Se vocês já tivessem feito o que fosse preciso, vocês estariam aqui! E não haveria diferença entre mim e vocês!’ A sinceridade em sua voz não podia deixar de comover alguém; quão abençoados somos de fato por ter um Mestre tão amoroso! Muitos com certeza sentiram, ‘Minha Resolução de Ano Novo é - de hoje em diante eu viverei para os outros. Eu colocarei os outros em primeiro lugar.’

As palavras finais de Sadguru Sai precisam ser contempladas e meditadas; ele compartilhou sua própria jornada assim:

‘É incrível ser cuidado pelo Divino. Basta lembrar de Navakoti Narayana (que se transformou e se tornou Purandara Dasa, o bardo do Senhor). Viver a vida divina é mais inebriante e mais feliz do que qualquer outra coisa. Acredite em mim. Estou vivenciando isso. Eu também tive meus desafios. Às vezes, você sentirá que as situações estão saindo do controle; como areia escorregando entre seus dedos. Haverá momentos em que você poderá se sentir amedrontado ; assustado. Lembre-se dessas minhas palavras, então. Fique parado! Que não seja ‘Ek Pug Aage, Doe Pug Peeche’ (um pé para frente e dois pés para trás). Faça uma pausa; faça uma pausa, por todos os meios. Mas não deslize para trás e desista!’


Sadguru Sai desejou de coração, ‘paz, prosperidade e felicidade’ para o mundo inteiro. Mais uma vez, ele lembrou sua própria família — nós — de sacrificar a parte egoísta da mente. Lembre-se, a mente é necessária! Uma BOA mente é necessária! Esteja comprometido com sua própria elevação espiritual, ele encorajou a todos, sempre tão suavemente, amorosamente.
Relembrando seus dias com Bhagawan Baba, ele disse que uma vez, um garoto inteligente perguntou a Bhagawan, ‘Swami, você sempre fala a Verdade; e pratica o Dharma?’
A resposta elevada de Bhagawan silenciou a todos — ‘Tudo o que eu falo, é (Torna-se) Sathya; tudo o que eu faço é (Torna-se) Dharma’! Deus CRIA Sathya e Dharma. Tudo o que Bhagawan Baba proferiu tornou-se ‘Sathya’ e tudo o que ele fez, tornou-se ‘Dharma’, porque tudo veio das profundezas do Amor Puro. Quanto ao Amor Puro, ele é onisciente e é a inteligência suprema; está em todo lugar o tempo todo; e é todo poderoso.



A declaração de Bhagawan precisa de uma compreensão sutil, esclareceu Sadguru Sai. É como, digamos, o que um médico diz aos parentes de um paciente que está afundando. A esperança nunca deve ser negada. Então, o médico diz ao parente: "A condição do paciente é ruim. Mas não desista. Milagres sempre podem acontecer."
Mas podemos deixar de lado com segurança os pontos mais sutis de Sathya e Dharma; pois, em última análise, como diz no Gita, "Sarva Dharmaan Parithyajya, Maam Ekam Sharanam Vraja..." (desista de todos os Dharmas e apenas se renda a Mim) Renda-se ao Guru com fé total, é tudo o que é necessário. Sadguru Sai perguntou, um tanto emocionado:

"Tendo cruzado Bhagawan Baba no meio do caminho da vida, com que cara podemos celebrar seu aniversário, sem ao menos tentar ser um pouco como ele? Então seja amor puro; seja divino; faça divino. Se não formos nós, quem fará? Se não for feito aqui, onde será feito? Se não for feito agora, quando será feito? Se não for assim, qual outra maneira existe? Você mesmo é o melhor presente que pode oferecer a Bhagawan Baba!’



Então, prepare-se para ser um ‘presente’ digno para Baba, foi sua mensagem; e ele concluiu abençoando a todos. Foi um grupo pensativo de devotos que saiu do salão. O dia continuou perfeito; céus azuis puros sobre Sathya Sai Grama; e nenhuma nuvem. Certamente, se há um paraíso na terra, é aqui!
A noite foi totalmente comemorativa. O Dr. Sai Lakshmi, o âncora, trouxe boas novas; no festival cultural interuniversitário zonal - ‘Crescendo’, 26 universidades competiram; e a Universidade Sri Sathya Sai para Excelência Humana trouxe para casa uma rica coleção de medalhas em música, dança, percussão, pintura no local, criação de colagens - em quase todos os domínios! Os vencedores tiveram o privilégio de receber as medalhas mais uma vez - de seu Amado Sadguru! Eles devem ir para as nacionais em Déli, em março de 2025.
Mais boas notícias vieram de Chennai, onde as primeiras apresentações de música e dança da equipe e dos alunos do Departamento de Artes Cênicas foram muito bem recebidas pelos Sabhas intelectuais do "Festival Margazhi", que acontece em Chennai. Suas apresentações se destacaram não apenas pela qualidade, mas pela pura devoção, em um domínio dominado pelo mundano. Eles já garantiram convites para o próximo festival; e um auditório foi aberto para permitir que eles se apresentem, sem nenhuma taxa de aluguel; uma grande conquista, de fato, para os novatos.
A apresentação de dança da noite de Ano Novo, intitulada "Margam", foi uma apresentação clássica vintage de nove de nossas alunas; cheia de vida; cheia de devoção. Elas dançaram de todo o coração para agradar seu Amado Sadguru; e ele apreciou profundamente sua apresentação. Todos que assistiram sentiram que deve ter sido assim que as Gopikas dançaram; com tanta alegria e amor. Sadguru Sai teve uma surpresa agradável para o departamento de artes cênicas: o trabalho no edifício Nada Gurukulam deve começar; e pelo menos a primeira fase deve estar pronta para as comemorações do centenário no ano que vem.
A maior lição para a equipe, alunos e devotos, no entanto, foi, como mencionado anteriormente, o exemplo dado pela Dra. Revathi Ramachandran. Sadguru Sai destacou que, mesmo em sua hora de tristeza pessoal, ela graciosamente liderou sua equipe em Chennai. Ela claramente foi divina; fez divino.
Arathi pelos Ramachandrans e a trupe de dança veio em seguida; e 'Seja Divino, Faça Divino', estava na mente não apenas de todos em Sathya Sai Grama, mas na mente de todos assistindo ao vivo de mais de 80 países. Certamente, como Sadguru Sai previu na véspera de Ano Novo, a missão vai entrar em outra marcha, a partir de 2025; e destinado a mudar o mundo para melhor, esse ‘equipamento espiritual’ seria ‘acionável’ ‘Seja Divino, Faça Divino!’

Por Dr. Hiramalini Seshadri MD
dr.hiramalini.seshadri@gmail.com






Nenhum comentário:

Postar um comentário