quarta-feira, 11 de setembro de 2019

Shraddha (determinação)

Amado Swami, o Senhor falou sobre shraddha (determinação) que é muito importante no desenvolvimento da nossa sadhana. Como podemos desenvolver essa determinação, em primeiro lugar?
Se você sabe o valor de algo, desenvolverá a determinação para alcançá-lo. Se não sabe o seu valor, não se preocupará com isso. É como a história do menino pastor que encontrou um diamante e pensou que fosse uma pedra vistosa. Ele a amarrou no pescoço de sua cabra e se sentiu muito feliz. No entanto, quando um comerciante de diamantes viu a pedra, ofereceu um preço alto por ela. Ele sabia o valor do diamante, enquanto o menino pensou que fosse apenas mais uma pedra brilhante.
Se você não sabe o valor do que está tentando alcançar, não terá a sinceridade para alcançá-lo. Vamos dizer que você esteja com fome e não há comida em casa. Sua esposa ou mãe não cozinharam nada naquele dia. Você simplesmente permaneceria em silêncio, sentado no canto dizendo: “Deixe-me sofrer com a fome?’ Não! Você iria para a casa do seu vizinho e pediria por comida. Ou, se tivesse algum dinheiro no seu bolso, iria a um restaurante e compraria uma refeição. Se não tivesse nada, iria até mesmo mendigar por comida, mas não morreria de fome. Depois de saber o valor do que precisa fazer, você desenvolverá sinceridade e determinação.

Ontem, Eu disse que todos querem a felicidade na vida, e por causa dela, passam por qualquer situação. No entanto, nenhuma felicidade que conseguem dura muito tempo. Eles estão confundindo prazer com felicidade. Cedo ou tarde, o prazer desaparece e ficam de novo envolvidos em outras ações em busca da felicidade. Apenas o caminho espiritual pode dar-lhes a felicidade permanente. Uma vez que você semear a semente e alimentá-la, a árvore crescerá e lhe dará frutos para sempre. Por que implorar por frutas aqui e acolá, quando em seu próprio quintal, você pode semear uma semente, cultivar uma árvore e alcançar os frutos eternamente?

Este esforço feito para disciplina espiritual lhe concederá a felicidade permanente. Para atingi-la, deve fazer um esforço considerável. Sabendo o valor infinito da meta, os esforços que você faz são uma ninharia.

Bali, Indonésia, 9 de agosto de 2016, Encontro Jovem do Pacífico Asiático.

Nenhum comentário:

Postar um comentário