Sairam,
Em um satsang realizado na presença divina na Malásia, em 31 de janeiro de 2017, um devoto perguntou se tudo o que o coração diz é o dharma que precisamos seguir.
Aqui está o que Swami disse:
Pergunta: Swami, Você acabou de dizer que, quando ocorre uma situação, sempre usamos nossa mente e coração. Isso significa que tudo o que o coração diz é o dharma que precisamos seguir?
Swami: Absolutamente! Há três coisas: Deha bhavam, Mnobhavam e Atmabhavam - (sensação de corpo, sensação de mente e sensação de coração).
Dehabhavam é a qualidade animal. Só se preocupa com seu corpo. Eu sou gordo? Eu comi? Eu dormi? Estou confortável? Todos esses são apenas pensamentos animais.
A mente é um pouco mais do que isso. Não apenas alimentando ou cuidando do corpo, também se preocupa com o nome, a fama, a popularidade, a posição, o poder e muitas outras coisas.
O coração, por outro lado, pensa desinteressadamente; só se preocupa se outros são felizes, se outros estão confortáveis,se os outros comeram, se os outros dormiram, descansaram. Sempre pensa nos outros.
Portanto, quando se trata de seguir, siga sempre o seu coração. O coração mostrará o verdadeiro dharma. A mente ainda está cheia de "eu" e "meu", mas o coração sempre pensa em termos de "nós" e "nosso", em qualquer decisão, por pequena que seja.
Pergunte a si mesmo: 'É isso que Deus gostaria? É isso que irá ajudar os outros ? Somente se você receber 'sim' para estas duas perguntas, você pode perguntar se é bom para você, também. Então você pode decidir.
Esse é o caminho do coração.
A mente só vai considerar: "É bom para mim? Sim. É bom para os outros? Não.
Está fazendo Deus feliz? Não." Você vai fazer isso, pois esse é o caminho da mente.
Em contraste, o coração pensará em Deus primeiro, outros próximos e você mesmo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário