SADGURU SRI MADHUSUDAN SAI SOBRE A VERDADE QUE O TEATRO NOS ENSINA
(Trecho de Sua mensagem após a notável atuação da Fundação Kalakshetra na noite passada)
"Esta é a beleza do teatro. Hoje você é daitya, amanhã pode se tornar um deva. Hoje quem é um devata, amanhã pode se tornar um asura, nunca se sabe. Então, somos todos assim, sabe. Estamos todos atuando no palco da vida. Verdadeiramente, somos Divinos, mas colocamos a maquiagem, as roupas de homem, mulher, às vezes boas e às vezes ruins, às vezes felizes – às vezes tristes.
A dança e o teatro nos ensinam que somos todos apenas performers, somos todos artistas do palco do mundo e Deus é o verdadeiro coreógrafo, o compositor, o sutradhaari, o diretor, o produtor desse drama divino do mundo. Então, veja Deus em tudo, no bom e no ruim, no feio, no feliz e no triste, no sucesso e no fracasso, em tudo veja a mão de Deus. Isso é o que nossos Upanishads dizem,
pratibodha viditaṃ matamamṛtatvaṃ oi vindate
Aquele que vê essa divindade em tudo alcança a imortalidade, alcança essa divindade. Então, a performance de hoje, embora sejam todas pessoas como você e eu, mas hoje eles foram asuras, eles foram devas, eles foram Maha Vishnu, eles foram Lakshmi. Mas, logo a seguir a este recital, todos vão tirar a maquilhagem e tornar-se-ão o que eram.
Da mesma forma, chegamos a este palco mundial, colocamos toda a nossa maquiagem e figurinos e interpretamos nossos papéis. Mas depois que terminamos toda a performance, voltamos ao nosso verdadeiro eu, que é a divindade – nitya, shuddha, buddha, mukta, nirmala swaroopinam – que é puro, que é livre, que é imaculado, intocado por todas essas coisas externas. parafernália. Então, essa é a verdade que o teatro nos ensina."
- Sadguru Sri Madhusudan Sai
26 de setembro de 2022, após o recital de dança noturna "Kurma Avataram" realizado pela Fundação Kalakshetra
Nenhum comentário:
Postar um comentário