segunda-feira, 31 de julho de 2017

Amor por Deus e prestar serviço a humanidade.

"Como Eu sempre lhes tenho dito, sigam estas três etapas: do Eu a Nós a Ele. 
Esta é a transformação. 
Se vocês querem  evoluir do homem a Deus, o método correto para progredir é  do homem a  sociedade e da sociedade a Deus. 
 Não é possível nem através de penitencias, nem visitando a lugares sagrados, nem lendo as escrituras, nem cantando o nome. 
Não se pode cruzar o oceano de Samsara (o interminável ciclo de nascimento e morte) sem servir as pessoas. Não é possível. Portanto, do individuo a  sociedade até Deus: este é o caminho correto e real.
Desde da planta baixa ao primeiro piso até o segundo piso. Assim é como se progride desde do Eu a nós e desde nós a Ele. Por um lado, devem ter amor por Deus e por outro, devem prestar serviço a humanidade. Estes dois aspectos juntos os levarão como as duas asas que conduzem a uma ave; assim poderão voar a qualquer altura".


-- Extrato do Discurso Divino - Malásia, 11 de agosto de 2016



sexta-feira, 28 de julho de 2017

O amor altruísta em si é pureza de mente.

É uma grande fortuna estar na presença de Deus e desfrutar da sua proximidade. Mas como Swami nos lembrou freqüentemente: 'Minha vida é a Minha mensagem', observando e aprendendo com Ele, para que um dia possamos ser como Ele, é realmente o jogo da vida!
 E uma coisa se destaca realmente: o amor de Swami por todos e por tudo, não importa o quem!

A mensagem de Swami para a juventude Sai de todo o mundo esta manhã:

" Qualquer esforço espiritual deve ser realizado com a visão de alcançar a pureza da mente. 

A medida que se aproximam mais a Deus, devem tornar-se mais e mais como Ele. 
Da mesma forma que Deus ama todos, vocês também devem amar a todos.
 Da mesma forma que Ele serve a todos, vocês também devem servir a todos.
 E mais importante ainda, têm que aceitar todos dentro do seu rebanho com a abertura na mente de que  todos nos pertencem.
 Se querem fazer tudo isto, o mais fundamental é alcançar a pureza da mente."

O que é esta pureza de mente? O amor altruísta em si é pureza de mente. 

Se querem conquistar amor altruísta, o que devem fazer?
 Têm de manter afastado o egoísmo e o próprio interesse.
 Se realmente querem abandonar o egoísmo, primeiro devem desenvolver fé em Deus e amor por Deus!

Sua ao seu serviço,

Bhuvana Santhanam

-- Extraído do boletim global de notícias para a juventude Sai "amor e paz", edição N º 30-23 de julho de 2017 --



Qual é o objetivo de nossas instituições educativas?

Qual é o objetivo de nossas instituições educativas? – Resumo do Discurso Divino – 23 de julho de 2017

As nossas instituições educacionais não têm o objetivo inferior de transmitir educação que ajuda uma pessoa a simplesmente encher o estômago. 
O objetivo mais elevado com que estas instituições educativas estão a ser geridas e estabelecidas em números cada vez mais elevados em todo o país é para obter essa sabedoria que nos ajuda a ver a unidade na multiplicidade.
 Essa sabedoria que os liberta da estreiteza da mente do ' Meu ' e o ' Seu ' e os liberta para a mais alta sabedoria da unidade, que tudo nos pertence. 
Essa sabedoria é apenas o objectivo destas instituições educativas.

Se alcançamos tudo  no campo da ciência, das humanidades, das artes e outros vários tipos de conhecimento, ainda nos perdemos desta sabedoria superior de ver a unidade em toda a criação, então devemos considerar-nos como ignorantes.
 Os estudantes podem ter sido alfabetizados mas não sujnanis, ou seja, educados na sabedoria superior. É, pois, necessário manter este princípio baseado naquilo em que estas instituições estão a ser estabelecidas e defendê-las como a principal de todas as nosso esforços. Nas nossas instituições, a nossa tarefa não é simplesmente eliminar ajnana com vijnana ou o conhecimento deste mundo, mas verdadeiramente transmitir sujnana ou a sabedoria superior que finalmente conduz à realização do ser que é prajnana. Para mim, só aqueles são graduados, só aqueles são educados, apenas aqueles que acabaram a sua educação nas nossas escolas, que fizeram todo o caminho até chegar a prajnana. Qualquer coisa menos que isso deve ser considerado como um estado incompleto da educação aos pés de Swami.

As Escrituras descrevem que a mãe é Deus, o pai é Deus, o mestre é Deus. Mas deixem-me dizer-vos que, nas nossas instituições, o estudante é Deus para todos. Eu digo aos meus professores, dia após dia, que estes não são apenas estudantes que vieram de algum lar para obter um pouco de educação nas nossas instituições. Eles são os mesmos templos de Deus em que eu vivo. Se servir estas crianças de forma altruísta, eu cuidarei do seu bem-estar da classe mais alta, neste mundo e além. Não só lhes darei anna para este mundo, a fim de cuidar de si e das suas famílias, mas dar-lhes-ei paramananda que é o desejo de todos os sábios, yogis e santos. Que outra fortuna maior pode ser pedido quando o trabalho de um é, em si mesmo, sua própria adoração? O Karma Dele é o seu karma.
Ao servir estas crianças como seu dever, isso mesmo é divindade. É através do bem-estar dos outros que se alcança atma sakshatkara. E é através deste atma sakshatkara que um vê a unidade e, portanto, é capaz de servir e fazer o bem pelos outros ".





Como podemos alcançar a pureza da mente?

Como podemos alcançar a pureza da mente? - Resumo do discurso divino-20 de julho de 2017 em Muddenahalli, Índia

Temos de empreender apenas as ações que nos levarão pelo caminho de Deus através da purificação das nossas mentes.
 Temos de nos retirar das ações que nos unem ao mundo e nos afundam na sua ilusão.
 Onde quer que haja pureza, a divindade se manifestará.
 Depois de ter feito tudo isso (assistir a templos, envolver-se no canto de bhajans, adoração e oração), se o amor puro e altruísta não se funde em seus corações, é tudo uma perda de tempo.

O que é esta pureza de mente? O amor altruísta por si só é pureza de mente. Se vocês querem praticar amor altruísta, o que devemos fazer? Temos de nos manter afastados do nosso egoísmo e do nosso próprio interesse.

Acreditem ou não, Deus existe em cada átomo da criação. Só de acreditar na existência de Deus, isso não é fé. A verdadeira fé e a verdadeira devoção consistem em acreditar em Deus e saber que Ele cuidará do seu bem-estar. As pessoas com devoção não devem ter medo. Quando alguém tem medo, isso significa que não tem devoção. Portanto, têm de desenvolver devoção, em vez de medo. Só as pessoas que têm este tipo de coragem são os meus verdadeiros devotos. O caminho espiritual não é para todos. É só para aqueles que têm este tipo de fé firme e coragem. Aqueles com medo nunca atingirão a espiritualidade. Se vocês buscarem de onde se origina o medo, vão perceber que se deve ao nosso egoísmo. Porque somos egoístas? Não sabemos a verdade. É por isso que somos egoístas.

Não nos tornamos devotos simplesmente usando roupas novas ou repetindo bhajans como papagaios. Mesmo sem tudo isto, se os devotos têm pureza de mente (pureza interna), Eu os amo. Têm de desenvolver essa pureza. Em um lugar onde o serviço é necessário, apesar de todo o sofrimento, devemos ir a esses lugares e servir. Para servir estas pessoas tão pobres, temos de estar preparados para sacrificar qualquer coisa.
Devido ao medo da morte, se vocês não entram no caminho do serviço, não são os meus devotos. Tudo o que acontecer, se vocês tiverem a fé de que  Swami nos protegerá. Temos de ouvir Swami, obedecer-lhe. Eles não têm nada de assustador. Só para aquelas pessoas, eu cuido do seu bem-estar. Sem medo, sem nenhuma preocupação, eles sempre pensam em mim. Queremos esse tipo de pessoas. 
Se quiserem se tornarem verdadeiros devotos, devem ter plena fé, nenhum tipo de medo e devem obedecer os ensinamentos de Deus ".


Se desejam obter a divindade...

" Se desejam obter a divindade, devem trabalhar para alcançar a unidade de pensamento, palavra e ação em vocês mesmos.
 Você não precisa discutir sobre se Swami está em sookshma shareera (corpo sutil) ou para sookshma shareera (corpo sutil superior).
 Estes são apenas conceitos, pertencem à maya (ilusão).
 Se vocês realmente querem conhecer a minha verdadeira forma, precisam  experimentar o amor dentro de seus corações ".

-- Trecho do discurso divino de 7 de dezembro de 2014 em Muddenahalli, Índia



Ele confia em nós.

VISÃO INTERIOR por Sri Madhusudan Naidu


Ele confia em nós.

" Lá em 2011, durante os primeiros dias, quando Swami estava me guiando para ir e conhecer pessoas que nunca conheci, visitar lugares que nunca tinha visitado, fazer coisas que nunca tinha tentado, um dia, cansado e exausto voltei do aeroporto , depois de várias viagens ao longo do país. Fui para o quarto de Swami e me prostrei com impotência a seus pés e disse: 'Swami, não acho que eu possa fazer isso ( Swami, idhi na vala kadhu )'. Pensei que Swami teria pena de mim, e enganado me faria um carínho e me encorajaria e me diria para não me preocupar porque Ele estava comigo, e diria: " Juntos seremos capazes de fazer qualquer coisa, não importa o quão exigente ou difícil que possa ser! Mas, em vez disso, o que ele disse foi como um choque para mim. Depois de me ouvir implorando inutilmente, disse: " Cala-te! Eu sei do que tu és capaz!" . 
Essa única oração de Swami, essa única afirmação de Swami, me fez sentir muito confiante, pois quando eu não tinha fé em mim mesmo de que poderia realizar o que Ele queria que fizesse, ele demonstrava que tinha confiança em mim, que eu poderia fazer o que Ele queria que eu fizesse! E desde então, nunca olhei para trás.

Na verdade, a coragem que todos podemos reunir para realizar o impossível não vem da confiança em nós mesmos, mas sim da confiança e segurança que Swami colocou em cada um de nós. 
Esta confiança de Swami em nós, de que seremos capazes de estar à altura e alcançar o impossível sob as Suas instruções, só pode guiar o nosso caminho na Sua missão, que parece superar novas alturas, que parece ultrapassar mesmo os maiores obstáculos e conquistar novos picos com cada dia que passa ".

-- Extraído da Revista Semanal Ananda Vahini. Edição N º 86-27 de julho de 2017



Como podemos convidar Deus a viver em nossos corações?

Como podemos convidar Deus a viver em  nossos corações? - Resumo do discurso divino - Sri Sathya Sai Vidya Kendra, Muddenahalli-23 de julho de 2017 (pela manhã)

Tudo o que têm a fazer é convidar Deus; o resto, Deus Fá-lo-á por si mesmo e ele certificar-se-á de estar aqui. O corpo é o templo de Deus e seu habitante é o próprio Deus . Assim como vocês prepararam este edifício, os seus quartos, o seu hostel e tudo o resto para que Swami possa vir de visita, há necessidade de preparar-se, de preparar o ser e à si mesmo para poder ser digno da presença de Deus. Em todo o momento, em todos os lados, em todas as situações, vocês devem pensar em Deus. Swami veio hoje, o edifício inteiro começou a brilhar, seus rostos começaram a brilhar, suas roupas começaram a brilhar. Da mesma forma, quando for, onde quer que seja, qualquer coisa que estejam a fazer, estejam cientes de que Swami está sempre convosco, Swami está sempre dentro de nós, sempre connosco. Por dentro, por fora e em qualquer outro lugar, só Deus reside.

Se de forma constante estão conscientes deste sentimento de que Deus está conosco, então estaremos sempre preparados, sempre limpos, seremos sempre puros, sempre amáveis, sempre amorosos. Todas as coisas boas virão quando acharem que Deus está dentro de nós.
Rezem à Swami o tempo todo.  Swami tem de estar connosco e nós temos de estar sempre com o Swami. Ambos temos de ir lado a lado. Eu sempre digo: " Não caminhem diante de mim, talvez não os siga; não caminhem atrás de mim, talvez não os guie. Mas caminhem comigo, caminhem comigo. Caminhemos lado a lado o tempo todo, vocês comigo e eu com vocês. Então seremos sempre felizes. Desde que esta devoção e este amor por Deus continuem a arder nos nossos corações, não há hipótese de nada negativo chegar às suas vidas. O momento em que nos esquecemos de Deus, esta chama de amor deixa de arder por dentro; esse é o momento quando toda a negatividade chega e nos traz problemas. Devem proteger esta luz pura , esta lâmpada de amor que vocês têm ligado aqui nestas instituições, colocando a sua mão direita e esquerda em torno da chama para que não se apague por causa dos ventos.
Um lado é sarva karma bhaavad preetyartham, o outro lado é sarva karma phala tyagam. Façam tudo pelo amor de Deus e ofereçam tudo a Deus. Isso assegurará que o seu caminho se encontre sempre ligado, que não tenham nenhuma escuridão em torno de vocês e que não haja possibilidade de ser picados por negatividades.

O medo de fazer as coisas erradas, o amor por Deus e a moralidade no seu comportamento, estas três coisas devem ser aprendidas em nossas instituições. Mesmo que não tenham aprendido nada, se aprenderam estes aspectos, considero que as nossas instituições serviram adequadamente a estas crianças.


Visita Divina ao Sri Lanka – 14 e 15 de Julho de 2017 - Inauguração do Centro Médico

Visita Divina ao Sri Lanka – 14 e 15 de Julho de 2017 -
Inauguração do Centro Médico
Uma manhã quente e úmida deu as boas-vindas a todos que se preparavam para a longa viagem até Baticaloa. Após o café da manhã, Swami e sua comitiva procederam à antiga cidade de Anuradapura para os Jardins Mahamewna, para verem a Jaya Maha Bodhi, uma árvore sagrada de bodhi. Ela é um rebento tirado do ramo direito da própria árvore de Bodhi Gaya na Índia, sob a qual o Senhor Buda alcançou a Iluminação. Olhando para a árvore sagrada Swami disse: "Há tantas árvores ao redor, mas essa árvore associada a Buda ganhou tanto respeito! Então, se vocês se associam a Deus, vocês terão tudo. "
Depois de darem uma volta em torno da árvore sagrada, Swami e comitiva partiram para Ruwanweliseya, uma estupa considerada como uma maravilha devido às suas qualidades arquitetônicas e como sagrada, por muitos budistas de todo o mundo. Os budistas acreditam que a maior coleção de dhathu do Senhor Buda (restos mortais) em todo o mundo está entesourada aqui. A caminhada de um lado a outro da estupa com Swami foi um deleite para os ouvidos, enquanto Ele respondia a muitas perguntas espirituais no caminho. Depois de tirar uma foto em grupo com os alunos, funcionários e devotos, todos partiram para Baticaloa.
Baticaloa, no lado leste da ilha, ainda se recupera de uma guerra civil que durou 30 anos, até 2009. Posteriormente, houve um vácuo no emprego das pessoas, e a vida retornou muito devagar à normalidade. Mesmo hoje, há mais de 30 mil viúvas de guerra com pouco ou nenhum meio para se sustentarem. Quando Swami realizou o Bhumi Puja em dezembro de 2015, determinou que uma clínica diurna, uma escola diária, um ashram e um centro de desenvolvimento de habilidades fossem construídos. Em janeiro de 2017, Swami inaugurou a Estupa Sarva Dharma e abençoou o início da construção do Centro Médico. Num período de apenas seis meses o Centro Médico está pronto, verdadeiramente um milagre de Deus! Swami e sua comitiva chegaram à terra do ashram por volta das 6 da tarde.
Swami foi amorosamente recebido com o tradicional Purna Kumbham. O Senhor ficou extremamente feliz ao ver o Centro Médico completo - Centro Médico Sri Sathya Sai Karunalayam, enquanto caminhava em torno apreciando a arquitetura tradicional do ashram e expressando Sua satisfação para com a senhora Penny Jayewardene e sua equipe, que trabalharam todo o tempo, incansavelmente, apesar dos vários desafios. Sri Channa Daswatte, um dos principais arquitetos do Sri Lanka e protegido do famoso Geoffrey Bawa, é o arquiteto do Centro Médico, e Swami o abençoou profusamente. Swami também caminhou até os aposentos dos médicos, e depois voltou para o prédio principal, onde uma pequena cerimônia foi organizada.
Após acender a lâmpada cerimonial, Swami ordenou à senhora Penny Jayewardene que falasse a todos. Ela lembrou como Swami disse aos devotos para iniciarem a clínica diurna, que também incluiria uma instalação para educar mães e filhos. Ela disse que Swami tinha apenas um desejo para a aldeia de Kirankulam, um edifício para servir às pessoas que sofreram por 30 anos de guerra. A senhora Penny Jayewardene expressou sua gratidão a todos os que apoiaram a Fundação Sri Sathya Sai Karuna Nilayam.
Swami então ordenou ao senhor C. Srinivas para falar a todos os presentes. Ele falou sobre a abençoada sorte do senhor Sutharshanom de Cingapura, que amorosamente ofereceu a terra para Swami em 2015. Ele disse: "Swami tocou essa terra que foi assolada pela guerra. Quando Swami colocou Seu Pé ela tornou-se um sagrado santuário, que amará a todos e servirá a todos. Há uma enorme diferença entre construir hospitais e ashrams. Este lugar irá curar as pessoas no corpo, na mente e na alma, na direção que toda Medicina está tomando agora, denominada Meta Medicina. Swami transforma a todos pela cura ".
Swami iniciou Seu divino discurso dizendo: "Para atingir os quatro objetivos da vida humana - Dharma, Artha, Kama e Moksha - o primeiro pré-requisito é uma boa saúde. Portanto, é dito que "a saúde é a riqueza real". Em um corpo forte, livre de doenças, reside uma mente forte. Por isso, um corpo saudável é necessário para atingir uma mente saudável neste mundo e além. Uma mente saudável também é necessária para ter um corpo saudável. Eles são interconectados. O campo da Medicina aborda somente a saúde do corpo. Mas muito pouca atenção é dada à saúde da mente. Uma mente tranquila e contente é necessária para um corpo saudável.
De um lado, este hospital atenderá à saúde física das pessoas, e do outro lado, serão ensinados valores que tornam a mente feliz. Somente se vocês adicionarem amor à Medicina isso será possível. Os valores não podem ser pregados através de simples palavras, eles devem ser demonstrados. O Amor deve ser praticado como o Seva principal deste lugar! Este edifício tangível é visível, mas a fundação que não é visível é a sua base. Da mesma forma, para este Hospital, o Amor puro e altruísta é a base ".
Swami recomendou a todos para que tratem uns aos outros como seus próprios entes queridos, pois todos pertencemos a uma só família, a da humanidade. Swami disse: "Vamos definir esse ideal - que todos sejam os nossos entes e que não haja diferenças entre nós ". Também iniciaremos um programa de desenvolvimento de habilidades para as viúvas da guerra, de modo que tenham meios de sustentar suas famílias. Sri Rajasingam do Reino Unido assumirá a liderança deste projeto. Vocês todos devem concentrar sua energia e mente no Seva, e então poderão trilhar o caminho. O serviço é o meio para a Auto-Realização neste Ashram! "
Swami então convocou as criancinhas que foram operadas recentemente no hospital Sri Sathya Sai Sanjivani em Raipur (India), e as abençoou profusamente. Uma das mães também falou e ofereceu sua gratidão a todos por salvar a vida de seu precioso filho. Foi um momento emocionante para todos.
Mangala Arati foi oferecido, e depois de distribuir Prasadam, foi para o hotel. No caminho, nosso misericordioso Senhor também abençoou um templo que foi construído para Ele.
Na manhã seguinte, Swami e Sua comitiva voltaram para Colombo, uma longa viagem de nove horas. No caminho de volta, estudantes, funcionários e convidados visitaram o local histórico de Sigiriya, uma antiga fortaleza rochosa que se acredita ser a fortaleza de Ravana. Esta rocha enigmática é uma das vistas mais belas do Sri Lanka. A seguir todos voltaram para Piliyandala, para a residência Jayewardene para passarem a noite. (Fonte:saivrinda.org)








quarta-feira, 26 de julho de 2017

Isso não importa!

Uma questão importante foi feita a Baba (em Sua forma sutil) :

Pergunta: Para um devoto fiel de Sathya Sai Baba, qual é a diferença se ele reconhece ou não reconhece esta manifestação sutil através do irmão Madhusudan?

Swami responde:
 Isso não importa! Não faz nenhuma diferença em qual copo você bebe, seja um copo de prata, de ouro ou um copo de vidro. O copo não é importante. Sua sede só vai ser saciada   se você beber a água. Se você comer em um prato de ouro, um prato de prata ou em um prato de aço não importa - o importante é que você coma a comida que é servida. 
Tenho milhares de mãos, olhos e milhares de milhares de pernas, e de alguma forma ou de outra, eu vou chegar até você.

O que é importante para mim é que você reconheça-me em todos aqueles com quem você se deparar - e, acima de tudo, você reconheça- Me em seu próprio eu.
Só então a sua sede vai ser saciada e sua fome satisfeita. 
Eu e somente Eu, através das muitas vozes tenho lhes falado ao longo dos tempos. Sou Eu cuja sabedoria tem-se escrito em todos os textos de todas as religiões do mundo. Sou Eu, que sou adorado em todas as mesquitas, templos, igrejas e outros lugares. Não importa onde você vá, o que importa é que você perceba o que é. Não se preocupe com os copos ou os pratos. Não se preocupe com os livros ou prédios. Entenda o que está no centro de tudo isso - que é verdadeiramente Eu. Entenda isso e você alcançará tudo. Isso é o que Eu estou ensinando. Não me limite a um Avatar (encarnação divina) que veio e se foi, porque Eu sou muito além - e estou em ti, tanto quanto em qualquer outra pessoa. 
Reconheça esta Divindade, reconheça esta Verdade, e isso o tornará livre.
 Esse é o meu desejo.




17 de abril em Padova, Italia



quinta-feira, 20 de julho de 2017

Transformem-se em Mim!

Inner View -
por  Sri Madhusudan Naidu


Transformem-se em Mim!
No último dia de viagem ao Sri Lanka depois de visitar Vishwa Niketan, que é uma unidade da sociedade Sarvodaya, fundada pelo Dr. A. T. Ariyaratne, Swami terminou seu discurso, e estava indo para uma outra reunião. Enquanto Swami saiu andando, segurando as mãos de Dr. Ariyaratne, que depois de ouvir o discurso de Swami sentiu-se inspirado e com toda a sinceridade e inocência foi apresentado ao Senhor, dizendo: "Swami ji, nos próximos dois ou três anos , o mundo vai mudar. "
Swami imediatamente olhou para os olhos úmidos de Dr. Ariyaratne, que foram preenchidos com profundo e sincero sentimento pelo bem-estar do  mundo, inspirados por aquilo que ele tinha dedicado seis décadas de sua vida, e disse: 'Sim, vamos mudar o mundo ! '
Quando eu ouvi isso de Swami, eu me senti muito inspirado, porque Swami disse que não era 'mudar o mundo' ou 'você vai mudar o mundo', mas sim  'Vamos mudar o mundo'.
Algum tempo atrás, quando um devoto disse Swami, 'Você está aqui na forma sutil por dez anos, e sua missão terminará quando você  construir escolas e hospitais, e qualquer outra coisa que você tem planejado para esta fase sutil de sua missão avatárica estiver pronta'. Swami foi rápido para responder e disse: 'Se você acreditou e compreendeu que minha missão na forma sutil é sobre a construção de apenas algumas escolas e hospitais, projetos e ashrams, então você está enganado. Minha missão é verdadeiramente transformar  divino até a última pessoa na Terra. Eu estava trabalhando, Eu estou trabalhando, vou continuar a trabalhar até que a última pessoa seja  transformada em divina! '
Nós temos uma compreensão muito limitada de que Swami é, o que Ele faz e está fazendo, e tentamos colocar tudo dentro de nossa compreensão limitada , portanto, não conseguimos compreender Sua imensidão.
Em outra ocasião, quando alguém perguntou: "Swami, você tem uma missão tão grande, como posso ajudá-lo na Sua missão? Deve ter pensado que ser médico no hospital ou ser professor na escola ou voluntariado nos seus projetos de Seva, pode ajudá-Lo, mas Swami falou novamente, para surpresa de todos, quando Ele disse. 'Você pode ajudar minha missão se tornando Eu, porque se um Sai Baba poderia fazer muito,  em seguida, dois Sai Babas podem fazer muito mais juntos! '
Isso me fez pensar sobre qual é a maneira em que podemos participar de Sua missão e servi-Lo realmente. Isso só é possível se todos nós aspiramos profunda e sinceramente nos tornar como Ele, melhor dizendo, nos tornando Ele! "



terça-feira, 18 de julho de 2017

Qual é o nosso papel na Sua missão?




Qual é o nosso papel na Sua missão?
Em apenas uma frase, se eu tenho que explicar:  Basta fazer o que Swami diz!
 Esse é o nosso papel. Além Disso não há qualquer outro papel.
Ele quer que façamos isso, vamos fazê-lo.
 Ele quer deixar de fazer isto isso e fazer outra coisa, vamos fazer isso.
 Ele quer que abandonar tudo e simplesmente ficar quieto em um canto, vamos fazer isso.
O nosso papel em Sua missão é simplesmente para fazer o que Ele diz!
 E quando fazemos isso, vou garantir que tenhamos atingido o mais alto que Ele veio para nos dar.

Swami diz: "Quando você considerar minha missão como sua missão ,então as coisas vão acontecer."

Então ele explicou muito bem: "A única pessoa que pode impedi-lo de fazer o que você está fazendo é VOCÊ. Ninguém pode impedi-lo de fazer o Meu trabalho."


--- Sri Madhusudan Naidu em 'Tattva Sameeksha' (17 de Julho, 2017), Sathya Sai Grama, Muddenahalli

( 'Tattva Sameeksha' é uma sessão de segunda-feira com palestras feitas por devotos eminentes ao ashram de residentes Sathya Sai Grama em Muddenahalli)



segunda-feira, 17 de julho de 2017

Satsangh de hoje foi liderado por Sri Madhusudan Naidu.

* Satsangh com o irmão Madhu hoje *

Sairam,

Como alguns de vocês devem saber, satsanghs são realizadas regularmente às segundas-feiras para os moradores do Ashram em Muddenahalli. O nome destes satsanghs é "Tatwa sameeksha" (traduzindo aproximadamente "Contemplação do Princípio Divino"). O convite para Sathsangh é estendido para os todos devotos de modo geral.

Satsangh de hoje foi liderado por Sri Madhusudan Naidu.


Data: Hoje, segunda-feira, 17-JUL-2017
Local: Sri Sathya Sai Mandira Hridaya Auditório, Muddenahalli

Queridos, escrevo com alegria esta  viagem para vocês, pois é a forma como tenho, no momento, de contribuir um pouquinho nesta Missão de Swami. 
Hoje tivemos uma palestra muito inspiradora e bela de Madhusudhana.
 Foi a primeira vez que vi uma palestra dele, como Madhu. E o que vimos foi a excelência, a sabedoria  e a humildade de um devoto. Todos sentimos Gratidão e a mensagem de Sai fluindo em suas palavras.
Segue aqui alguns trechos que me recordo:
- o Amor de Swami é magnético. É este Amor que atrai a todos. Há quatro anos atrás, só haviam estudantes nesta escola. Hoje , aqui presentes, tem devotos do Brasil, Grécia, Italia, Alemanha, Japão,  Estados Unidos, Inglaterra, entre outros países...
- Todos querem ficar junto de Mim, querem Minha Presença,  mas Minha Presença e Minha Missão não são separadas. Em certa oportunidade, Swami ia em um certo país, e posteriormente, cancelou. Quanto vieram lhe perguntar porque, explicou: "Eu não sou diferente de minha missão. Eu não sou diferente de minhas palavras. Se querem ter a Mim, precisam fazer o que eu lhes digo. O que eu lhes indico. Vocês se comprometeram com um ashram, e nada fizeram. De que adianta eu voltar a encontra-los?...
- Contou também que o senhor fundador da instituição Sarvogya, em Sri Lanka, que está com 80 anos, e com problemas de saúde,  lhe comentou, antes de despedirem-se: Swami, o mundo precisa mudar, nestes 2, 3 anos, não pode continuar assim! Esta era a sua preocupação, o seu único pedido. E Madhu contou como Swami ficou comovido com estas palavras, vindas, inclusive, de alguém que presta serviço há 40 anos, tendo enfrentado muitas atribulações, é até ameaça de morte 
- Em certo momento Madhu lembrou se de que em uma reunião em Bombaim alguém disse que Swami era Senhor do mundo, ao que Swami retrucou: " Senhor do Universo.. ." E agora, disse Madhu, compreendo como isto faz muita diferença. Pois o mundo é um compartimento do Universo. Agora mesmo, na casa de uma das pessoas que hospedou Swami, haviam muitas frases escritas nas paredes e outras manifestações raras, que não são próprias de Swami. Então, de quem seriam?...me perguntava... Até que vi várias crianças e alguns jovens, no espaço invisível aos olhos comuns, desejosos de servir a Swami. E Swami me respondeu: eles e outros mais fazem trabalhos para mim! E Madhu concluiu que hoje vê muitos seres desejando estar com Swami, e ele se dá conta de que há muito mais do que vemos com o físico.. .
- Então seguiu contando muitas histórias de como Swami lhe foi ensinando a servi-lo, a ser um instrumento...e relatou a historia de Jaya e Vijaya, que foram impedir um sábio de ter o darshan de Vishnu, e por isso receberam deste a maldição de reencarnar 3 vezes em situações penosas. Por isso, lhe disse Swami, rindo, não tenha o mesmo destino deles. Eu sei com quem quero falar é a quem receber!
- E nos contou como Swami poderia fazer muito mais, mas como somos lentos e limitados, o trabalho para também. No entanto, disse Swami, ninguém pode para-los, a não ser vocês mesmos! 
- Quando fizerem um serviço,  um trabalho, pensem: este é meu trabalho. E façam  o melhor.  No final, ofereçam a Deus. Isto é o correto. E  só assim funciona. Se ficarem parados esperando que Deus faça, a meta estabelecida não ocorrerá. 
- Finalmente, contou que um dia, ele, Madhu, perguntou: Swami, para que tantos hospitais e escolas?...Tanto trabalho...e cada vez nasce mais gente, e tudo parece uma gota de água.. ..ao que Swami respondeu: - É quem disse que Eu faço isto pelos "outros"? Eu faço isto por vocês. Meu Amor faz por vocês. Para que aprendam a ser- selfless- sem ego, sem egoísmo. Só assim poderão obter a auto realização. Esta é forma de preparar vocês.
- Então Madhu nos contou como um dia pediu a autorrealização, e Swami respondeu: Como?...! Você não aguentaria a voltagem.. .Por isto lhes preparo, e o caminho é o Serviço. Cada dia pratiquem um pouco, doem se, e cada dia menos ego...
Bem, este é um resumo.. ..Sai 
Ah, e disse ainda algo muito bonito: " Todos queremos estar ao lado de Sai. 
Mas vejam bem...Swami explicou um dia...se vocês querem encontrar a rainha da Inglaterra, ou um Primeiro Ministro, precisarão ser um rei, ou um Primeiro Ministro, ou alguém muito qualificado, para que tais autoridades  sempre desejem sua presença. Porém há outro caminho: sejam como o servo mais humilde: aquele que faz o chá,  o que cozinha,  o que serve nas tarefas necessárias. Então a autoridade sempre desejará a Sua presença,  e ela própria lhe chamará. E concluiu Madhu: todos somos como um time, que vem trabalhando há séculos juntos...se funciona, continuará. Assim como quando temos uma pessoa que faz o que pedimos, sempre queremos conserva-la. Não requer muita explicação,  ela já sabe o que fazer, e coloca em prática!


sábado, 15 de julho de 2017

Ele faz tudo!




Demonstração da Onisciência de Swami: Ontem, durante a inauguração da Clínica que antecede o Hospital que será construído em Sri Lanka, Swami parou diante de mim, e perguntou se eu conhecia o arquiteto da construção,  ao qual Srinivas havia me apresentado há minutos atrás. Eu respondi que sim, e que o teto lembrava o que Ele havia dito sobre a estupa. Swami então disse: Se você houvesse sido médica, poderia ficar aqui e servir aqui. E disse aos demais ali:  Eu a conheço desde que ela era uma garotinha, muito bonita! (little girl, very nice!!!)
Fomos para o local dos discursos na sala da inauguração e pensando em Suas palavras me veio à lembrança de que quando eu tinha 15 anos e precisava decidir qual carreira queria escolher, para saber se cursaria o Clássico ou Cientifico, fiquei entre 3 carreiras: medicina,  psicologia ou teologia. Finalmente escolhi Psicologia. E aí me formar, queria trabalhar num hospital! Mas a oportunidade aconteceu na Funabem, e fui pra lá.  Enfim, Swami se referia a este meu desejo de jovenzinha! Depois me inundou a conexão com Ele que sentia em Prashanti, e foi um presente para a alma. Gratidão!!!!!!
Muito bonita, ou boazinha, esta palavra dá origem a muitas interpretações... poderia ser tbem, isto é

Sim, sinto que o mais correto é: Eu a conheço desde que ela era uma garotinha....muito bom!

Falando de passado...viemos agora almoçar e Mrs Penny, hostess que recebe Swami em Sri Lanka, nos contou a todos que o salão em que estamos comendo se chama Saba  Hall. E contou então que numa viagem anterior, Swami disse que Bhuvana, época de Jesus, se chamava Saba'. Bem, Saba' ficou órfã de pais aos 16 anos e Jesus a adotou, levando a para a casa dele. Saba cozinhava para Ele, razão pela qual hoje ela cozinha para Swami! E Bhuvana me confirmou que no dia desta revelação Swami deu a ela uma visão de Jesus, e da jovem Saba. Segundo Bhuvana, neste momento Jesus era muito bonito, é tinha a barba mais rala. Ela sabe muitas histórias.. .mas não posso contar tudo aqui!


Outra historia: Estávamos em um templo muito antigo, onde Rama fez um Lingam de areia. Hoje este lingam já não é o original, mas o local, sim.  Swami pediu aos estudantes para cantar o hino ao Shiva Lingam. Enquanto isto acontecia, ele materializou um pequeno Lingam negro, e deu ao brâmane para colocar lo junto ao Lingam grande, para reenergiza-lo. Então ele deu este pequeno lingam e uma das guirlandas que lhe foram oferecidas, para Tigrett. E disse que ele deveria fazer puja para este lingam. E que dava para Tigrett porque numa vida passada Tigrett havia matado muitas pessoas, e isto o ajudaria a purificar tal ação.

No mais, a inauguração do hospital ontem foi puro Amor. Swami disse em Seu discurso que os médicos hoje nem olham para o rosto dos pacientes. E cada um é um número, no hospital. Mas que ali cada médico deve receber o paciente pensando: aí vem minha filha, ou minha irmã, ou meu pai, etc...e assim dar Amor, que é a medicina que cura o que ocasionou a enfermidade. E que esta cura é a importante. Ele falou que o serviço é o caminho para a autorrealização de cada pessoa ali. E houve muito mais...
Depois o Srinivas discursou, contando como as mães e pais de crianças enfermos do coração choram em agradecimento as curas que ocorrem. Já se vão 20.000 operações de coração nos 2 hospitais fundados por Swami . E eles recebem várias crianças vindas do Sri Lanka. E agora, elas não precisarão mais sair do país!  No final, 3 crianças operadas vieram, e participaram do Aarathi. Foi muito emocionante.
Quando terminou, Swami distribuiu doces para muitos de nós. E me disse: isto aqui apenas começa. Todo o projeto será completado.
Ele está muito feliz com os devotos do Sri Lanka!!!

Aliás,  todos estamos embevecidos com eles. Hoje de manhã fomos ao local onde os estudantes dormiram , um terreno enorme, onde sera construído um local para todos os que se alojarao lá. Impressionante!

Haviam na inauguração muitas pessoas do lugar, pessoas da região. E alguns devotos vindos de  Colombo. Obviamente Swami trabalha através daqueles que se comprometem com o trabalho, através do serviço altruísta, sacrifício do ego e dedicação.
Então Ele faz tudo!!!

Testemunho de Elizabeth Cabral










sexta-feira, 14 de julho de 2017

Deus é o visitante

Inner View
Por Sri Madhusudan Naidu

Atithi Devo Bhava
Foi em Ottawa, quando os anfitriões vieram para servir Swami que Ele comentou:
"Na cultura indiana considera-se o   convidado como  Deus e as escrituras dizem 'Atithi Devo Bhava'. Foi um grande ideal que todos respeitavam e praticavam."
Ele, então, passou a explicar:
 "Naqueles dias quando as pessoas empreendiam peregrinações, eles teriam que caminhar longas distâncias. Como os meios de transporte eram muito poucos e durante aquelas longas viagens a pé, não era possível para eles  transportar tudo que precisavam para a viagem inteira, nem havia qualquer motéis ou hotéis como hoje, onde eles poderiam descansar brevemente. Portanto este ideal foi dado ao povo para que cada viajante deva ser tratado como Deus. Devido a essa grande cultura, pode-se destemidamente empreender uma viagem com a certeza de encontrar abrigo e alimento nos lares das pessoas de aldeias e vilas que estavam em seu caminho. Mesmo os que eram estrangeiros, devido a este ideal de 'O visitante ser igual a Deus', as pessoas teriam prazer em recebê-los e considear como uma honra servir a Deus servindo os visitantes. Essa foi a cultura da Índia que considerava a todos como iguais.
"Hoje você tem tanta sorte, pois não é apenas sobre a 'Atithi Devo Bhava' (O visitante é como Deus), mas é 'Atithi Devo Bhava' (Deus é o visitante).
 Ele  acrescentou com um sorriso.



.