Qual é o objetivo de nossas instituições educativas? – Resumo do Discurso Divino – 23 de julho de 2017
As nossas instituições educacionais não têm o objetivo inferior de transmitir educação que ajuda uma pessoa a simplesmente encher o estômago.
O objetivo mais elevado com que estas instituições educativas estão a ser geridas e estabelecidas em números cada vez mais elevados em todo o país é para obter essa sabedoria que nos ajuda a ver a unidade na multiplicidade.
Essa sabedoria que os liberta da estreiteza da mente do ' Meu ' e o ' Seu ' e os liberta para a mais alta sabedoria da unidade, que tudo nos pertence.
Essa sabedoria é apenas o objectivo destas instituições educativas.
Se alcançamos tudo no campo da ciência, das humanidades, das artes e outros vários tipos de conhecimento, ainda nos perdemos desta sabedoria superior de ver a unidade em toda a criação, então devemos considerar-nos como ignorantes.
Os estudantes podem ter sido alfabetizados mas não sujnanis, ou seja, educados na sabedoria superior. É, pois, necessário manter este princípio baseado naquilo em que estas instituições estão a ser estabelecidas e defendê-las como a principal de todas as nosso esforços. Nas nossas instituições, a nossa tarefa não é simplesmente eliminar ajnana com vijnana ou o conhecimento deste mundo, mas verdadeiramente transmitir sujnana ou a sabedoria superior que finalmente conduz à realização do ser que é prajnana. Para mim, só aqueles são graduados, só aqueles são educados, apenas aqueles que acabaram a sua educação nas nossas escolas, que fizeram todo o caminho até chegar a prajnana. Qualquer coisa menos que isso deve ser considerado como um estado incompleto da educação aos pés de Swami.
As Escrituras descrevem que a mãe é Deus, o pai é Deus, o mestre é Deus. Mas deixem-me dizer-vos que, nas nossas instituições, o estudante é Deus para todos. Eu digo aos meus professores, dia após dia, que estes não são apenas estudantes que vieram de algum lar para obter um pouco de educação nas nossas instituições. Eles são os mesmos templos de Deus em que eu vivo. Se servir estas crianças de forma altruísta, eu cuidarei do seu bem-estar da classe mais alta, neste mundo e além. Não só lhes darei anna para este mundo, a fim de cuidar de si e das suas famílias, mas dar-lhes-ei paramananda que é o desejo de todos os sábios, yogis e santos. Que outra fortuna maior pode ser pedido quando o trabalho de um é, em si mesmo, sua própria adoração? O Karma Dele é o seu karma.
Ao servir estas crianças como seu dever, isso mesmo é divindade. É através do bem-estar dos outros que se alcança atma sakshatkara. E é através deste atma sakshatkara que um vê a unidade e, portanto, é capaz de servir e fazer o bem pelos outros ".
Nenhum comentário:
Postar um comentário