Inner View
Por Sri Madhusudan Naidu
Atithi Devo Bhava
Foi em Ottawa, quando os anfitriões vieram para servir Swami que Ele comentou:
"Na cultura indiana considera-se o convidado como Deus e as escrituras dizem 'Atithi Devo Bhava'. Foi um grande ideal que todos respeitavam e praticavam."
Ele, então, passou a explicar:
"Naqueles dias quando as pessoas empreendiam peregrinações, eles teriam que caminhar longas distâncias. Como os meios de transporte eram muito poucos e durante aquelas longas viagens a pé, não era possível para eles transportar tudo que precisavam para a viagem inteira, nem havia qualquer motéis ou hotéis como hoje, onde eles poderiam descansar brevemente. Portanto este ideal foi dado ao povo para que cada viajante deva ser tratado como Deus. Devido a essa grande cultura, pode-se destemidamente empreender uma viagem com a certeza de encontrar abrigo e alimento nos lares das pessoas de aldeias e vilas que estavam em seu caminho. Mesmo os que eram estrangeiros, devido a este ideal de 'O visitante ser igual a Deus', as pessoas teriam prazer em recebê-los e considear como uma honra servir a Deus servindo os visitantes. Essa foi a cultura da Índia que considerava a todos como iguais.
"Hoje você tem tanta sorte, pois não é apenas sobre a 'Atithi Devo Bhava' (O visitante é como Deus), mas é 'Atithi Devo Bhava' (Deus é o visitante).
Ele acrescentou com um sorriso.
.
Nenhum comentário:
Postar um comentário