Esta página é uma singela oferta de Amor oferecida aos Pés de Bhagavan Sri Sathya Sai Baba visando à Difusão de Seus Divinos Ensinamentos, da continuação e expansão de seu legado. Este é o objetivo do grupo Sai Baba em forma Sutil: Divulgar a mensagem de Sai na Sua Forma Sutil, informar as atividades de seu devoto perfeito, Sadguru Sri Madhusudan Sai e promover a companhia "virtual" dos devotos, a qualquer momento e em qualquer lugar!
sábado, 12 de maio de 2018
Porquê a Presença Sutil?
CV Raman Nagar Satsang ( 5 de Maio de 2018); um devoto fez uma pergunta muito interessante. Ele disse: ‘Swami!
Vocé é onipresente. Todos podem percebé-Lo em todos os momentos e em todos os lugares. Ao poder ter os meios para estar em todos os lugares, entáo por que a necessidade da Presença Sutil após ter deixado o corpo?’ Esta tem sido uma pergunta frequente em varios Satsangs no mundo e a resposta de Swami varia de acordo com a compreensáo, evoluçáo e abertura das pessoas presentes. Porém desta vez Swami deu uma resposta diferente, maravilhosa, que eu desejo compartilhar com vocés. Esta resposta me elucidou, tambem foi muito significativa para mim.
Swami disse: “Deus, em Sua Forma mais Pura e Elevada, é Onipresente. Ele náo tem atributos, náo possui características, nada deste estilo. Ele é o Puro Divino Self. E este Deus esteve sempre presente, é presente, e continuará a ser presente em todos os tempos. E também é accessível a todos. Inclusive tampouco é correto denominá-Lo como "Ele", porque "Ele" náo se aplica a Deus- o qual náo possui qualquer tipo de atributos. E este Deus está disponível para todos, em todos os lugares. E qualquer pessoa pode fazer um esforço para acessar o Divino que está presente e disponível para todos. No entanto, nem todos fazem este tipo de esforço e dedicam-se a compreender e vivenciar a Divindade que permeia todo o Cosmos. Entáo, o Divino decide a cada tanto a manifestar-se com certos atributos, companias, gostos e desgostos, em certo período, lugar, nome e modo de fazer coisas, e incarna como um Avatar para tornar-se disponível e facilmente compreensível para os seres humanos, de modo que possam vé-Lo, interagir e inspirar-se – o pássaro no galho menor vé o pássaro no galho mais alto e se inspira para ascender e aos poucos auto realizar a sua Divindade. Este é o propósito para o qual os Avatares vém, e para o qual as Encarnacóes existem.”
( E prossegue Madhusudhan na palestra que proferiu na segunda a noite em Mudhenahalli):
Agora, esta foi a Forma com as características com as quais Swami se manifestou: 1 metro e poucos de altura, certa quantidade de kilos, um belo halo no formato da cabeleira, uma túnica laranja, um sinal na face, um sorriso sempre no rosto, olhos brilhantes e radiantes, máos e pés suaves. Ele usou um certo idioma- geralmente o télugu- chamando-o de sua lingua materna. O modo como Ele falou e o modo como atuou foi a forma de ser de Swami, naquele momento. E atualmente existe esta outra forma de Swami, que também e completamente onipresente, , e disponível para todos. É preciso pois efetuar o translado de um modo de manifestar-se, para outra maneira de apresentar-se. Nós começamos o nosso caminho com Swami tendo uma Forma e Nome, de modo que pudéssemos amá-Lo, sentir Sua Divindade e aspirar ser como Ele. Mas náo percorremos todo o caminho até o fim desta viagem. Portanto, esta Presença Sutil é uma espécie de transiçáo, um marco histórico, uma sinalizaçáo, uma placa que no caminho assinala: ‘Sim, a jornada continua’. Definitivamente, vocés efetuaram a caminhada de lá pra cá, mas ainda náo atingiram o destino. Este náo é o final. E esta Forma aponta para uma direcáo que diz: ‘Prossiga. Continue seu caminho ’ porque é lá onde vocé deve chegar.
Entáo vocés podem pensar em mim como um marco ou uma sinalizaçáo que aponta para onde devem prosseguir. Esta é a funçáo da Presença Sutil.
Ela simplesmente diz para as pessoas: " este náo é o fim do caminho."
Voces chegaram até aqui, bem...muito bom, estou muito feliz! Mas náo parem. Náo se tornem acomodados e confortáveis como se houvessem chegado e se tornado algo especial e agora estáo satisfeitos com isso, como se náo houvesse nada mais a fazer. Náo, istó náo é assim. Existe uma distancia grande a ser percorrida antes de que voces possam descansar. Portanto, continuem a andar. Este é o significado desta Forma Sutil.
Eu me senti táo honrado de ouvir Swami me denominar uma placa de sinalizaçáo, em pé, aqui, apontando para todos os que chegam aqui: ‘Bem vindos! Vocés vieram aqui, mas náo parem por aqui. Por favor, continuem andando’. Porque vocés precisam expressar sua Divindade e isto requer mais esforço e mais caminhada. Náo pare por aqui e se torne acomodado.
Nós adoramos a Shiva numa Forma, mas também o adoramos como sendo Sem Forma-Nirguna- e em seu aspecto sem Forma: Nirakara. E tambem adoramos a Shiva na firma do Lingam- que náo é uma Forma, mas tampouco é Sem Forma. É algo entre os dois. Mas isto nos diz que o Shiva que nós conhecemos com uma forma - com o cabelo preso para cima, com o terceiro olho, com vibhuti por todo o corpo, com um mala (terço) de contas de Rudraksha e com uma serpente em volta do seu pescoço- este náó é o Shiva real. O real Shiva náo é este. Ele é onipresente. Ainda assim, para compreender Shuva sem forma, nós passamos pela fase intermediária de adorar um lingam que nos fazer dizer: "Sim, Shiva é completamente onipresente, completely omnipresent, sem forma, sem atributos, mas eu ainda nao compreendo isto. Portanto devo continuar caminhando, percorrendo o trajeto.
Vejam, do Shiva com forma, com seu tridente (Trishula) e o tambor (Damaru), nós chegamos a Shiva com uma semi- forma, o Shiva lingam- sem máos, pernas, olhos e nariz, mais ainda com uma forma. E entao continuamos nossa jornada até atingir e compreender o mais alto aspecto da divindade- que é a divindade onipresente, a qual é o que somos verdadeiramente, no fim de tudo isto.
Swami explicou isto táo facilmente. E eu tambem estava ouvindo isto para mim mesmo, porque é uma pergunta importante também para mim. Por isto estava com os ouvidos bem abertos sobre o que dizia.
É táo bom e nos faz feliz estar aqui, junto a esta amorosa característica da Presença Sutil de Swami, que é um consolo pela dor e sofrimento de ter perdido o contacto com a sua Forma. Mas isto náo é tudo. Continuem prosseguindo no caminho em a voces mesmos, que é para isto que voces vieram aqui.
Isto é o que Swami aclarou táo maravilhosamente bem. Dvaita para Visistadvaita e daí para Advaita- da Forma para a Semi-Forma e daí para a Náo- Forma - esta é a progressao ou transiçáo.
Entáo, o que eu faço aqui, em Muddenahalli ou em todos os outros lugares? Eu continuo mantendo a sinalizaçáo. É isto que Swami me disse para fazer. ‘Vocé fica aqui, mantém esta sinalizaçáo para Mim. E para quem vier neste trajeto, diga para seguir caminhando.’ Isto é o que eu estou fazendo e estou muito feliz fazendo isto. Tenho certeza de que algum dia Ele me dirá: ‘ Agora deixe a sinalizaçao e vocé tambem deve continuar caminhando porque vocé também precisa chegar lá."
Um dia, Swami disse: ‘ Todo o Seva de que vocé está fazendo, hospitais e escolas, náo pense de que isto é tudo. Façá seu próprio Sadhana, empreenda as austeridades que vocé necessita fazer. Tudo isto náo termina por aqui’.
Muito frequentemente, nós nos perdemos no caminho porque nos enamoramos por uma certa Forma ou Nome e achamos difícil descartar esta idéia de Deus e seguir na direçáo de algo maior do que isto. Nós nos sentimos felizes e acomodados com isto, e mantemos isto preso a nós, e nos dizemos: ok, já estou bem satisfeito com isto, e náo quero prosseguir mais adiante. Porém até que nós sigamos para além de nossa zona de conforto, inclusive na espiritualidade, nós náo chegaremos a algum lugar.
Isto é o que náo deve acontecer quando voces mais uma vez chegam aqui e começam a fazer muitas atividades em torno de Swami e pensam que já chegaram ! Mas ainda náo! Devemos continuar caminhando e existe o local de chegada que está lhe esperando um pouco mais adiante. Isto é o que Swami está tentando lhe dizer através desta transiçáo da presença fisica de Swami para a Presença Sutil e dela para a Onipresenca.
- Sri Madhusudan Naidu at 'Tattva Sameeksha' (May 7, 2018), Sathya Sai Grama, Muddenahalli
'Tattva Sameeksha' é um encontro que ocorre todas as segundas feiras, onde sao proferidas palestras por residentes do Ashram Sathya Sai Grama em Muddenahalli)
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário